Banner Portal
“Formas se tornam eloquentes na relação com o conteúdo – que é social, político, histórico, tudo ao mesmo tempo”: Entrevista Profa. Iná Camargo Costa
PDF

Palavras-chave

Entrevista. Iná Camargo Costa.

Como Citar

LEME, Caroline Gomes; SANTOS, Daniela Vieira dos; CECCARELLO, Vera. “Formas se tornam eloquentes na relação com o conteúdo – que é social, político, histórico, tudo ao mesmo tempo”: Entrevista Profa. Iná Camargo Costa. Ideias, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 113–122, 2013. DOI: 10.20396/ideias.v4i2.8649383. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649383. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A escolha para a entrevista que compõe o dossiê Cultura & Sociedade: para uma análise cultural materialista não foi fortuita. Ao contrário, pensamos em um nome que corroborasse a linha temática e analítica pretendida. Decidimos então por convidar a Profa. Iná Camargo Costa que não só contribuiria para o debate sobre as questões de fundo que estão na base deste dossiê, mas também trataria de um âmbito da produção cultural não abordado nos ensaios: o teatro. Militante, pesquisadora, professora, dramaturga e livre-docente pela Universidade de São Paulo, Iná Camargo Costa pode ser considerada, hoje, uma das maiores expoentes dos estudos de teatro no Brasil. Autora de livros como A hora do teatro épico no Brasil (1996), Sinta o drama (1998), Panorama do rio vermelho (2001) e Nem uma lágrima: teatro épico em perspectiva dialética (2012), Iná suscita, desde os seus primeiros trabalhos, discussões que façam convergir, inequivocamente, aspectos políticos e estéticos. Seus pressupostos analíticos ancorados na teoria marxiana juntamente com a perspectiva estética herdada do teatro épico de Brecht fazem com que suas análises sejam sempre instigantes e profícuas.
https://doi.org/10.20396/ideias.v4i2.8649383
PDF

A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.