A escuta sociológica da arte: música e crítica da sociedade em Adorno – Adorno, Theodor W. Introdução à Sociologia da Música. São Paulo: Editora Unesp, 2011

  • Bruna Della Torre de Carvalho Lima Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Resenha

Resumo

O volume Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas, que integra a coleção “Adorno” da Editora UNESP, chegou fi nalmente ao leitor brasileiro em 2011. O livro é composto por uma série de conferências proferidas por Theodor W. Adorno entre 1961 e 1962 na Universidade de Frankfurt, cuja grande parte foi transmitida pela rádio Norddeutsche, com alguns acréscimos. A tradução de Fernando R. Moraes de Barros, que segue os Gesammelte Schriften, se baseia no Schriften 14, “Dissonanzen Einleitung in die Musiksoziologie”, publicado em 1968. Segundo Adorno, este conjunto de ensaios não constitui apenas uma introdução à sociologia da música, mas à concepção de sociologia da Escola de Frankfurt.

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Biografia do Autor

Bruna Della Torre de Carvalho Lima, Universidade de São Paulo
Mestre em Antropologia Social e aluna de doutorado no Departamento de sociologia da Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Musse. Participa do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMARX-USP). Bolsista CAPES.

Referências

ADORNO, Theodor W. Introdução à sociologia da música. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

Publicado
2013-12-20
Como Citar
Lima, B. D. T. de C. (2013). A escuta sociológica da arte: música e crítica da sociedade em Adorno – Adorno, Theodor W. Introdução à Sociologia da Música. São Paulo: Editora Unesp, 2011. Ideias, 4(2), 161-168. https://doi.org/10.20396/ideias.v4i2.8649387

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