Banner Portal
A escuta sociológica da arte: música e crítica da sociedade em Adorno – Adorno, Theodor W. Introdução à Sociologia da Música. São Paulo: Editora Unesp, 2011
PDF

Palavras-chave

Resenha

Como Citar

LIMA, Bruna Della Torre de Carvalho. A escuta sociológica da arte: música e crítica da sociedade em Adorno – Adorno, Theodor W. Introdução à Sociologia da Música. São Paulo: Editora Unesp, 2011. Ideias, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 161–168, 2013. DOI: 10.20396/ideias.v4i2.8649387. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649387. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O volume Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas, que integra a coleção “Adorno” da Editora UNESP, chegou fi nalmente ao leitor brasileiro em 2011. O livro é composto por uma série de conferências proferidas por Theodor W. Adorno entre 1961 e 1962 na Universidade de Frankfurt, cuja grande parte foi transmitida pela rádio Norddeutsche, com alguns acréscimos. A tradução de Fernando R. Moraes de Barros, que segue os Gesammelte Schriften, se baseia no Schriften 14, “Dissonanzen Einleitung in die Musiksoziologie”, publicado em 1968. Segundo Adorno, este conjunto de ensaios não constitui apenas uma introdução à sociologia da música, mas à concepção de sociologia da Escola de Frankfurt.
https://doi.org/10.20396/ideias.v4i2.8649387
PDF

Referências

ADORNO, Theodor W. Introdução à sociologia da música. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.