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Olho-gordo e fura-olhos na sociedade do espetáculo: reflexões psico políticas sobre a inveja
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Palavras-chave

Inveja. Idealização. Mercadoria. Indústria cultural.

Como Citar

RODRIGUES, Samara Megume; CANIATO, Angela Maria Pires. Olho-gordo e fura-olhos na sociedade do espetáculo: reflexões psico políticas sobre a inveja. Ideias, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 249–271, 2013. DOI: 10.20396/ideias.v4i2.8649392. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649392. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo discute o sentimento de inveja na sociedade contemporânea. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na Psicanálise e na Teoria Crítica.A inveja é um sentimento de natureza sadomasoquista, sendo sempre um ataqueà possibilidade de amparo. Ela é um movimento narcísico fundamentado no mecanismo psíquico de idealização. O objetivo deste estudo é analisar tal sentimento na sociedade contemporânea, em que a imagem visual e a espetacularização da vidatornaram-se mediadores dos vínculos entre os sujeitos. A inveja mostrou-se não apenas como um afeto intensamente estimulado, mas também como um suporte subjetivo dos valores e condutas necessários à manutenção das atuais condiçõessociais de existência pautadas pela lógica da mercadoria.
https://doi.org/10.20396/ideias.v4i2.8649392
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