O Fundo de impacto sobre a saúde e sua justificativa pelo apelo aos Direitos Humanos – por Thomas Pogge

Autores

  • Pascoal Teófilo Carvalho Gonçalves Universidade Federal da Paraíba
  • Karen dos Santos Honório Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Saúde. Direitos humanos.

Resumo

Um aspecto importante da globalização é o aumento, cada vez mais denso e influente, do regime de regras globais que governa e molda as interações em todas as partes do mundo. Cobrindo comércio, investimentos, empréstimos, patentes, direitos autorais, marcas comerciais, padrões de trabalho, proteção ambiental, uso de recursos do solo oceânico, produção e marketing de armas, manutenção da segurança pública e muito mais, essas regras – estruturando e possibilitando, permitindo e constrangendo – têm impacto profundo nas vidas dos seres humanos e na ecologia do planeta. É, portanto, importante pensar cuidadosamente, em termos morais, sobre seus desenhos institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pascoal Teófilo Carvalho Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação e mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - na linha de pesquisa "Relações Internacionais". Possui experiência docente na PucMinas, na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (MG) e na UFPB. Atuou como gerente de Extensão e Relações Institucionais na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Relações Internacionais da UFPB e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional na mesma instituição.

Karen dos Santos Honório, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Relações Internacionais pelo PPGRI- San Tiago Dantas (Unicamp,Unesp e PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Unesp-Franca. É professora assistente nível 1 na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Capitais Transnacionais, Estado, classes dominantes e conflitividade na América Latina e Caribe (GIEPTALC) e do Núcleo de Pesquisa em Política Externa Latinoamericana (NUPELA).Integra o Grupo para Reflexões sobre Relações Internacionais (GR-RI). Áreas de pesquisa e interesse: Teorias de Relações Internacionais, Teorias de Integração, Política Externa Brasileira, Economia e política na América do Sul, Integração Sul-Americana e Latino-americana.

Downloads

Publicado

2013-07-29

Como Citar

GONÇALVES, P. T. C.; HONÓRIO, K. dos S. O Fundo de impacto sobre a saúde e sua justificativa pelo apelo aos Direitos Humanos – por Thomas Pogge. Ideias, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 99–147, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649400. Acesso em: 28 nov. 2021.