Apresentação

  • Guilhermo Raul Ruben Universidade Estadual de Campinas
  • Alicia Ferreira Gonçalves Universidade Estadual de Campinas
  • Lidiane Maciel Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Apresentação

Resumo

É com imensa satisfação que apresentamos aos leitores o Dossiê Etnografias do Capitalismo Contemporâneo: Revisitado que expressa em sua coletânea de artigos a trajetória do Grupo ao longo de trinta e quatro anos de existência. Inicialmente intitulado de “Culturas Empresariais” o Grupo foi fundado por Roberto Cardoso de Oliveira e Guilhermo Raul Ruben e sua gênese está intrinsecamente ligada à consolidação da Pós-Graduação da Antropologia na Unicamp com a constituição da Linha de Pesquisa Itinerários Intelectuais e Etnografi a do saber e do Programa Estilos de Antropologia, coordenado pelos supracitados professores na década de 1980 que, inspirados em Granger, resgatam a noção de estilo. Esta noção transplantada ao universo das organizações seria a ideia matriz para a constituição do Grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilhermo Raul Ruben, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em Antropologia Social - Universidad Nacional de La Plata (1970) , ex aluno do programa FORMATION A LA RECHERCHE EN ATHROPOLOGIE ( FRA- 1972-73) , Doutor em Ethnologie pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne,1981). Atualmente é Professor Livre Docente (Colaborador) da Universidade Estadual de Campinas, Pesquisador do CNPq. Na Unicamp,organizou o GRUPO" ETNOGRAFIAS DO CAPITALISMO", registrado na UNICAMP e no CNPq, atualmente com diversos pesquisadores na UNICAMP, como fora dela . Foi professor visitante, entre outras instituicoes: na École des Hautes Études en Sciences Sociales, no Instituto de Desarrollo Economico Social (IDES-Argentina) , no PPAS da Universidad Nacional de MIsiones Argentina), na Universidad del Zulia ( Venezuela), no Centro de Investigación y Estudos en Antropologia Social (CIESAS) das cidades de Mexico e Guadalajara e na Université de Montréal ( Cánada) alem de participar em diversos cursos e semianrios em muitas univeresidades nacionais e no exterrior. Fundou junto ao Professor Darcy Ribeiro do Insituto de Pesquisas Antropologicas do Rio de Janeiro e no ano de 2007 foi titular da CÁTEDRA DE ESTUDOS BRASILEiROS NA UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES ( por concurso interno na UNICAMP)Tem especial experiência na área de Antropologia, com ênfase na Antropologia Econmica, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia do capitalismo, antropologia, etnografia do saber, estilos de antroplogia e nacionalidade, identidade e transnacionalidade. Tambem se desempenhou e ainda se desempenha como assessor de diversos organismos internacionais como UNESCO ( Paris) e o Comite de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS)..Apos da titularidade da CATEDRA DE ESTUDOS BRASILEIROS NA UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES, continuo como professor da UBA e outras Universidades tanto na Argentina como no exterior e Diretor de FUNDADACION DOCENCIA E INVESTIGACION PARA LA SALUD, na cidade de Buenos Aires. 
Alicia Ferreira Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas
Alícia Ferreira Gonçalves concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2003, na área de Antropologia, "Itinerários Intelectuais e Etnografia dos saberes". De 2004 a 2007 foi pesquisadora DCR do CNPq vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). A partir do segundo semestre de 2008 atua na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2017 atua como Professora Associada I nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e em Desenvolvimento e Meio-Ambiente (PRODEMA), Coordenadora Adjunta do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente (GIPCSA) vinculado à UFPB e cadastrado no CNPq e pesquisadora do Grupo ETNOGRAFIAS do Capitalismo Contemporâneo da UNICAMP.
Lidiane Maciel, Universidade Estadual de Campinas
Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Publicado
2015-06-16
Como Citar
Ruben, G. R., Gonçalves, A. F., & Maciel, L. (2015). Apresentação. Ideias, 5(2), 7-10. https://doi.org/10.20396/ideias.v5i2.8649427