Etnografia Customizada: Tempo e Espaço sob a Ótica Empresarial

  • Luciano D'Ascenzi Universidade Estadual de Campinas
  • Luciana Leite Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Inovação. Mudança. Cultura. Liderança. Organização.

Resumo

Relato de aplicação do desenvolvimento etnográfi co denominado etnografi a customizada, junto a uma softwarehouse. Adequação a contextos organizacionais contemporâneos dirige esforços de ajuste nas dimensões tempo e espaço etnográfi cos em acordo ao lugar em Geertz . A “teoria nativa” direciona a pesquisa que, por sua vez, é incorporada aos processos decisórios locais, auxiliando mudanças em direção à humanização e democratização das relações de trabalho. A metodologia realiza movimento transdisciplinar, confi gurando-se numa contribuição simultânea em diversos campos das ciências sociais, básica e aplicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano D'Ascenzi, Universidade Estadual de Campinas
Doutor em ciências sociais (Unicamp) e integrante do corpo técnico da Diretoria de Tarifas e Estudos Econômicos da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).
Luciana Leite Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BARNES, J. A. Redes sociais e processo político. In. FeldmanBianco, B. Antropologia das sociedades contemporâneas – Métodos, SP, Global. 1969.

CASTELLS, M. O Poder da Identidade. SP: Paz e Terra. 1988.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. SP: Makron Books. 1999.

D’ASCENZI, L. Cultura e Inovação em Organizações: Proposta de desenvolvimento etnográfi co a partir de estudo em elos da cadeia de valor de uma pequena software house de Campinas/SP. Unicamp, Tese de Doutorado em Ciências Sociais. 2010.

GEERTZ, C. Saber Local. Petrópolis: Vozes. 1998.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. SP: Graal. 2003.

HALL, R. H. Organizações: Estruturas, processos e resultados. SP: Pearson. 2004.

KOTLER, P. Administração de Marketing. SP: Atlas.1990.

MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração. SP: Cengage. 2006.

PARKIN, R. Genealogy and category: An Operational View. L’Homme 139. 1996.

RUBEN, G. Teoria da Identidade: Uma Crítica. In. Anuário Antropológico/ 86, RJ: Tempo Brasileiro-UNB. 1988. SAHLINS, M. Ilhas de História. RJ: Zahar. 1990.

SIMON, H. A. Comportamento Administrativo. (mimeo) Rio de Janeiro: Editora da FGV. 1979.

SCHEIN, E. Organizational Culture and Leadership. San Francisco: Jossey-Bass. 1985.

SCHERER, F.; ROSS. Industrial Market Structure and Economic Performance. Boston: Houghton. 1990.

Publicado
2015-06-16
Como Citar
D’Ascenzi, L., & Lima, L. L. (2015). Etnografia Customizada: Tempo e Espaço sob a Ótica Empresarial. Idéias, 5(2), 11-39. https://doi.org/10.20396/ideias.v5i2.8649428
Seção
Dossiê: Relações Brasil-China