A produção do Turismo no Capitalismo Contemporâneo: O Mercado de Resorts do município de Conde (PB)

  • Rafaella Soares Espínola Universidade Federal da Paraíba
  • Maristela Oliveira de Andrade Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Capitalismo contemporâneo. Turismo de massa. Resorts. Impactos socioambientais.

Resumo

O artigo objetiva analisar a produção do turismo de massa sob a lógica do capitalismo contemporâneo, apresentando as implicações socioambientais desse modelo no mercado de resorts em expansão na costa de Conde – PB. Adotou-se o método de abordagem qualitativo, com o auxílio da observação direta e realização de entrevistas semiestruturadas com representantes do setor público, privado e de associações comunitárias locais. Concluiu-se que a produção do turismo de massa está fundamentada na lógica do capitalismo (moderno e contemporâneo), ao obedecer aos princípios de concentração de riqueza e lucro, e ao dirigir-se para o setor de serviços com ênfase no consumo, através da imagem e da subjetividade, em detrimento dos impactos socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Soares Espínola, Universidade Federal da Paraíba
Rafaella Soares Espínola é professora substituta do curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal da Paraíba (2012), graduação em Turismo pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2010). Cursou da 8ª série ao ensino médio em Compiègne (França), obtendo o diploma de conclusão do ensino fundamental francês (BREVET) e conclusão do ensino médio francês na área econômica e social (BAC-ES). Possui experiência docente no ensino superior (UFPB), no ensino profissional/técnico (SENAC e PRONATEC), atuou em Secretaria e Conselhos de Turismo (CONDE), entre outros. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Impactos socioambientais do turismo, turismo sustentável e marketing ambiental.
Maristela Oliveira de Andrade, Universidade Federal da Paraíba
Maristela Oliveira de Andrade possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) e doutorado Troisieme Cycle - IHEAL - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1983). É Professora Titular aposentada da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Ciências Sociais, e atualmente atua como professora voluntária. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase no campo das religiões e do meio ambiente, participando dos programas de pós-graduação em Antropologia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente e tendo dois grupos de pesquisa em ambas as áreas atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidades e movimentos religiosos, memória, desenvolvimento e meio ambiente e populações "tradicionais".

Referências

AUGÉ, M. El Viaje imposible. El turismo y sus imágenes. Barcelona: Editorial Gedisa, 1998a.

AUGÉ, M. Não-Lugares: introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Portugal: Betrand Editora, 1998b.

BORGES, C. e LIMA, M. C. O turismo comunitário na zona costeira do Ceará: a experiência da Rede Tucum. Anais XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Porto Alegre, 2010.

BRITO, V. Imagens e Representações da Ocupação Turística do Litoral Sul do Estado da Paraiba. Anais do V Encontro da ANPPAS – outubro de 2010 – Florianópolis – SC. Disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro5/cd/artigos/GT1-570-534-20100903173217.pdf. Acesso: 13/09/2012.

CARLOS, A. F. A. O Turismo e a Produção do Não Lugar. In: Turismo, Espaço, Paisagem e Cultura. Eduardo Yázigy, Ana Fani Alessandri Carlos e Rita de Cássia Ariza da Cruz (orgs.), 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 2002, p. 25 -37.

CORDEIRO, I; BENTO, E.; BRITTO, Carlos. Turismo e desenvolvimento sustentável: considerações sobre o modelo de resorts no litoral nordeste do Brasil. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 355-369, dez. 2011.

COSTA, P. H; GODOY, P. R. O capitalismo contemporâneo e as mudanças no mundo do consumo. X Coloquio Internacional de Geocrítica. Barcelona, 2008.

CRUZ, R. de C. A. da. Introdução à geografi a do turismo. S.Paulo: Rocca, 2001.

CRUZ, R. de C. A. da. Política de turismo e território. São Paulo: Contexto, 2002.

GASTAL, S. Turismo na Pós-modernidade: agregando imaginários. In: GASTAL, Susana; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Turismo na pós-modernidade: (des)inquietações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

IANNI, O. Teorias da Globalização. Rio de Janeiro: Editora Civilização, 2002.

IGNARRA, L. Fundamentos do turismo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

KRIPPENDORF, J. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2000.

LIMONAD, E. “Yes, nós temos bananas”, praias, condomínios fechados, resorts e problemas sócio-ambientais. GEOgraphia, ano IX, nº 17, 2007. Disponível em: http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/215/207. Acesso: 03/06/2011.

LOPES JÚNIOR, E. Urbanização turística, cultura e meio ambiente no nordeste brasileiro. IN: SERRANO, Célia M. Toledo; BRUHNS, Heloísa T. Viagens à natureza: turismo, cultura e ambiente. São Paulo: Papirus, 1997.

LUCHIARI, M. T. D. P. Urbanização turística: um novo nexo entre o lugar e o mundo. In: SERRANO, Célia; BRUHNS, Heloisa Turini; LUCHIARI, Maria Tereza D. P. (Orgs.) Olhares contemporâneos sobre o turismo. São Paulo: Papirus, 2000. p. 105-129.

MENDONÇA, R. Turismo ou meio ambiente: uma falsa oposição? In: Turismo: Impactos Socioambientais. São Paulo: Editora Hucitec, 1999.

OLIVEIRA, G. C. Desenvolvimento Local e Desenvolvimento Endógeno: redes de cooperação. 2007. Disponível em: www.fee.tche.br/4-encontro-economia-gaucha/trabalhos/estudos-setoriaissessao53.

OURIQUES, H. R. A produção do turismo: fetichismo e dependência. Campinas, SP: Alínea, 2005.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDE. Conde quer montar roteiro turístico Caminhos do Encanto. Disponível em: http://www.condepb.com/site/index.php/turismo/37-eventos/194-

conde-que-montar-roteiro-turistico-caminhos-do-encanto. Acesso: 10/09/2012.

RODRIGUES, A. A produção e o consumo do espaço para o turismo e a problemática ambiental. In: Turismo: Espaço, paisagem e cultura. Eduardo Yázigi, Ana Fani Alesssandri Carlos, Rita de

Cássia Ariza da Cruz (Orgs). São Paulo: Hucitec, 1999.

SILVA, K. M; VIEIRA FILHO, N. Os resorts e seus impactos nas comunidades locais: estudo de caso do Águas do Treme Lake Resort no município de Inhaúma em Minas Gerais. Revista Observatório de Inovação e Turismo, vol. 4, nº 3, 2009. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/oit/article/viewFile/1594/1058. Acesso: 15/07/2012.

THEOBALD, W. Turismo Global. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2001.

YCARIM, M. B. O despertar do turismo: um olhar crítico sobre os nãolugares. São Paulo: Alpeph, 2001.

Publicado
2015-06-16
Como Citar
Espínola, R. S., & Andrade, M. O. de. (2015). A produção do Turismo no Capitalismo Contemporâneo: O Mercado de Resorts do município de Conde (PB). Ideias, 5(2), 121-140. https://doi.org/10.20396/ideias.v5i2.8649432
Seção
Dossiê: Relações Brasil-China