Para além da Política Pública: reflexões em torno de uma experiência de economia solidária

  • Keila Lúcio de Carvalho Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Palavras-chave: Economia solidária. Cooperativa de trabalhadores rurais. Precarização do trabalho.

Resumo

Este trabalho versa sobre a economia solidária no contexto de relações capitalistas de produção, consumo e apropriação do trabalho. Em particular, centrase no estudo dos limites e possibilidades da articulação da economia solidária no sentido de promover práticas de sociabilidade diferenciadas das relações sociais predominantes. Para viabilizar tal análise, foi realizado um estudo em uma cooperativa de trabalhadores rurais, localizada no estado do Rio de Janeiro. O estudo abordou essas questões, bem como o fenômeno da  precarização das condições de vida em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Lúcio de Carvalho, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Doutorado em Ciências Humanas (Sociologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2008) e Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Referências

BARBOSA, R. 2007. A economia solidária como política pública: uma tendência de geração de renda e ressignifi cação do trabalho no Brasil. São Paulo: Cortez.

CARVALHO, K. 2011a. Autogestão: do conceito alternativo à economia solidária em tempos de “fi m das alternativas”. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de PósGraduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARVALHO, K. 2011b. “Economia Solidária: entre a economia plural e o humanismo político”. In: O Social em Questão. Revista do Departamento de Serviço Social. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ano XIV, n. 25 e 26.

SINGER, P. 2000. “Economia Socialista”. In: SINGER, P.; MACHADO, J. Economia Socialista. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.

SINGER, P. 2002. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.

SINGER, P. 1998. “Mercado e cooperação: um caminho para o socialismo”. In: HADDAD, F. (org.). Desorganizando o consenso: nove entrevistas com intelectuais à esquerda. Petrópolis: Vozes.

TAUILE, J. R. 2009. Trabalho, autogestão e desenvolvimento: Escritos escolhidos 1981-2005. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

Publicado
2015-06-16
Como Citar
Carvalho, K. L. de. (2015). Para além da Política Pública: reflexões em torno de uma experiência de economia solidária. Idéias, 5(2), 217-236. https://doi.org/10.20396/ideias.v5i2.8649436