Banner Portal
Sobre os usos da tradição clássica: três leituras francesas da 'Odisseia'
PDF

Palavras-chave

'Odisseia'. Grande Guerra. Retorno.

Como Citar

COSTA, Lorena Lopes da. Sobre os usos da tradição clássica: três leituras francesas da ’Odisseia’. Ideias, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 185–205, 2015. DOI: 10.20396/ideias.v6i1.8649483. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649483. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Nos anos que se seguem à Grande Guerra (1914-1918), três autores franceses, ex-combatentes e recém-chegados da guerra, recriam a 'Odisseia'. Falsificando Homero, falsificando a ficção, mas sem prescindir da tradição, Jean Giono, Giraudoux e Louis Aragon encontram nela um meio de narrar o que dificilmente pode ser narrado: o retorno da guerra. Será, então, pelo uso que fazem da epopeia que os autores irão desconstruir a imagem do herói na guerra e o lado épico da verdade, bem como será por meio dela que irão renarrar o retorno daquele que volta da guerra, embora ele volte, por causa da guerra, muito mais pobre em experiência.

https://doi.org/10.20396/ideias.v6i1.8649483
PDF

Referências

ARAGON, L. Les Aventures de Télémaque. Paris: Éditions Gallimard (L'Imaginaire Gallimad), 1966.

ARAGON, L. Œuvres romanesques complètes. Tome I. Paris: Bibliothèque de la Pléiade, n. 545, 1997.

AUDOIN-ROUZEAU, S.; BECKER, A. 14-18, retrouver la Guerre. Paris: Éditions Gallimard, 2000.

BENJAMIN, W. As armas do futuro: batalhas com cloroacetofenona, difenilamina cloroarsina e sulfeto de dicloroetila. In: BENJAMIN, W. O capitalismo como religião. São Paulo, Boitempo, 2013, pp. 69-72.

BENJAMIN, W. Le caractère destructeur. (N. d. T Première publication dans le Frankfurter Zeitung du 20 novembre 1931.) In: BENJAMIN, W. Walter Benjamin. Oeuvres II. Paris: Éditions Gallimard, 2000.

BENJAMIN, W.; ROUANET, S. P.; GAGNEBIN, J-M. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. 7ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CITRON, P. Notice. In: GIONO, J. Œuvres romanesques complètes. Paris, Éditions Gallimard, 1971.

DUROISIN, P. Les petites Odyssées de Jean Giraudoux: Elpénor, et de Jean Giono: Naissance de l'Odyssée. Bulletin de L'Association Guillaume Budé, 1, 2005.

FÉNELON, Les Aventures de Télémaque, fi ls d'Ulysse, par feu Messire François de Salignac de La Mo% e Fénelon. Paris: J. Estienne, 1730. Disponível em: . Acesso: 6 de dez., 2013.

FERRO, M. La Grande Guerre: 1914-1918. Paris: Éditions Gallimard, 1969/1990. Collection Folio Histoire.

FLORES JÚNIOR, O. Παραχαράττειν τό νόµισµα ou as várias faces da moeda. In: Ágora. Estudos Clássicos em Debate, v. 2, 2000, pp. 21-32.

FREUD, S. Passagèreté. In: Œuvres complètes: psychanalyse. Volume XIII, 1914-1915. Directeurs de la publication André Bourguignon, Pierre Cotet. Paris: Presses Universitaires de France, 2005.

GINDINE, Y. Aragon prosateur surréaliste. Genève: Droz. 1996.

GIONO, J. Œuvres romanesques complètes. Paris, Éditions Gallimard, 1971.

GIONO, J. Naissance de l'Odyssée. Paris: Les cahiers rouges. Grasset. 2012.

GIRAUDOUX, J. Elpénor. In: Œuvres romanesques complètes. Tome I. Bibliothèque de la Pléiade. Paris: Éditions Gallimard. 1990.

HARTOG, F.; BRANDÃO, J. J. L. O espelho de Heródoto: ensaio sobre a representação do outro. Belo Horizonte: Editora UFMG (Humanitas), 1999.

HOMERO. Lourenço, F. Odisseia. Lisboa: Livros Cotovia, 2003.

JOUANNO, C. Ulysse: Odyssée d'un personnage d'Homère à Joyce. Paris: Ellipses Édition Marketing S.A. 2013.

SAÏD, S. Ulysse en France au début du XXe siècle: de Giraudoux à Giono. In: Ulisse nel tempo. La metafora infi nita. A% i del Convegno internazionale Odisseo 2000. Venezia, Marsilio, 2003, pp. 379-403.

SCALDINI, R. J. Les Aventures de Télémaque, or Alienated in Ogygia. Yale French Studies, n. 57. Locus: Space, Landscape, Decor in Modern French Fiction, 1979, pp. 164-179.

TADIÉ, J-Y. Notice. In: GIRAUDOUX, J. Œuvres romanesques complètes. Tome I. Bibliothèque de la Pléiade. Paris: Éditions Gallimard. 1990.

A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.