The New Global Frontier (Martine et al., 2008)

  • Tathiane Mayumi Anazawa Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Urbanização. Países com baixa e média renda. População. Desafios econômicos e ambientais.

Resumo

As cidades concentram vários fenômenos que ocorrem concomitantemente e em diferentes escalas. Se por um lado o crescimento populacional nas cidades e suas consequências são colocados como desafios, por outro, é na cidade que o futuro precisa ser planejado, ou seja, o bem estar da humanidade depende diretamente da forma com que o mundo está se preparando para o inevitável crescimento da população, principalmente em áreas em desenvolvimento. A discussão está posta: a nova fronteira global é representada pelos centros urbanos dos países com baixa e média renda. O contexto? Países da África, Ásia e América Latina que concentrarão os maiores crescimentos da população mundial, considerando assim os desafios demográficos, econômicos e ambientais que essas cidades já enfrentam no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tathiane Mayumi Anazawa, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2012) e doutoranda em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas. 
Publicado
2015-10-28
Como Citar
Anazawa, T. M. (2015). The New Global Frontier (Martine et al., 2008). Ideias, 6(1), 281-287. https://doi.org/10.20396/ideias.v6i1.8649487