Apresentação do dossiê Diálogos na Teoria Crítica (Parte II)

  • Mariana Teixeira Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
  • Raphael Concli Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Teoria crítica. Interdisciplinaridade.

Resumo

Trata-se do texto de apresentação da Parte II do dossiê "Diálogos na Teoria Crítica" (Revista Idéias, vol. 8, n. 1), no qual os organizadores do dossiê indicam que a proposta deste reside em explorar, com rigor teórico-conceitual, alguns dos principais debates que tiveram impacto sobre a consolidação da teoria crítica da sociedade ou sobre a trajetória intelectual de seus representantes. É apresentada, também uma breve visão dos artigos, da resenha e da entrevista que compõem o volume.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Teixeira, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de pesquisa no exterior realizado na Freie Universität - Berlin (Alemanha, 2012-2013). Tem mestrado em Filosofia e graduação em Filosofia e Ciências Sociais (modalidades Ciência Política e Sociologia) também pela Unicamp, além de ser pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia (NDD) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) desde 2006. É membro do corpo editorial dos periódicos IDÉIAS e Dissônância: revista de teoria crítica, ambas publicações do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tem interesse sobretudo no campo da Teoria crítica da sociedade, Filosofia alemã, Marxismo, Teorias feministas e Estudos pós-coloniais.
Raphael Concli, Universidade Estadual de Campinas
Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com estágio de pesquisa no exterior realizado na Buffalo State College, Buffalo, NY - EUA. Bacharel e Licenciado em filosofia também pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente cursa o bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do corpo editorial dos periódicos IDÉIAS e Dissônância: revista de teoria crítica, ambas publicações do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tem interesse sobretudo no campo da Teoria Crítica da sociedade, estudos culturais, e teorias da mídia e cultura de massa. 
Publicado
2017-08-03
Como Citar
Teixeira, M., & Concli, R. (2017). Apresentação do dossiê Diálogos na Teoria Crítica (Parte II). Idéias, 8(1), 9-20. https://doi.org/10.20396/ideias.v8i1.8649772