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“Um carro a menos”: análise sobre a atuação do movimento cicloativista na disputa sobre a política de mobilidade urbana de Porto Alegre
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Palavras-chave

Cicloativismo. Política de mobilidade urbana. Movimentos sociais. Políticas públicas

Como Citar

OLIVEIRA, Danielle Soares Pires de; SILVA, Marcelo Kunrath. “Um carro a menos”: análise sobre a atuação do movimento cicloativista na disputa sobre a política de mobilidade urbana de Porto Alegre. Ideias, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 17–42, 2018. DOI: 10.20396/ideias.v9i1.8652475. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8652475. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Abordando a relação entre os movimentos sociais e as políticas públicas, o artigo analisa a atuação do movimento cicloativista na sua tentativa de incidir na política de mobilidade urbana de Porto Alegre. A questão de pesquisa que orienta a argumentação desenvolvida é: como as redes heterogêneas que conformam os movimentos sociais se estruturam e se transformam, ao longo do tempo, a partir de sua atuação (ou tentativa de atuação) nos diferentes fluxos que constituem o processo de construção das políticas públicas? A análise se baseia em entrevistas com cicloativistas e atores da burocracia estatal envolvidos com a política de mobilidade urbana, além de pesquisa documental.
https://doi.org/10.20396/ideias.v9i1.8652475
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