Do caso ao cosmos

a dança do transindividual como modo de produção de subjetividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/ideias.v13i00.8668429

Palavras-chave:

Coletivo, Individuação, Dança, Percepção, Transdução

Resumo

A partir da descrição de um breve trecho de “Self Unfinished” (1999), trabalho em dança de Xavier Le Roy, e à luz da filosofia de Simondon, este artigo mobiliza algumas possibilidades relacionais entre a noção de individuação e o fazer/viver nas artes performativas contemporâneas. Uma visão menos substancialista de corpo e as noções de forma e informação acompanham a escrita que se articula por uma perspectiva inventiva da arte/vida e pelo aspecto transindividual, alçando a teoria da individuação como contributo no desenvolvimento das práticas artísticas performativas que se dão como um fazer da vida.

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Biografia do Autor

Milene Lopes Duenha, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Paraná/Faculdade de Artes do Paraná. 

Francisco de Assis Gaspar Neto, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Assistente na Faculdade de Artes do Paraná pela Universidade Estadual do Paraná. 

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

Duenha, M. L., & Gaspar Neto, F. de A. (2022). Do caso ao cosmos: a dança do transindividual como modo de produção de subjetividades. Ideias, 13(00), e022007. https://doi.org/10.20396/ideias.v13i00.8668429

Edição

Seção

Dossiê: Gilbert Simondon: reticulações contemporâneas na América Latina