Banner Portal
Peões: Lula e a Nostalgia da Classe Operária
PDF

Palavras-chave

Luiz Inacio Lula da Silva. Classe operária.

Como Citar

SOLER, Marina Jorge. Peões: Lula e a Nostalgia da Classe Operária. Ideias, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 11–25, 2013. DOI: 10.20396/ideias.v2i2.8649313. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649313. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Consuelo Lins, no livro O Documentário de Eduardo Coutinho, considera Peões (Eduardo Coutinho, 2004) seu filme mais melancólico (Lins, 2004: 185). O próprio documentarista, no encarte do DVD de Peões, ao ser questionado se seu filme é melancólico, responde: “Existe ali, claramente, um tempo que terminou (...). Mas eu não tinha a intenção de fazer um filme melancólico”. Efetivamente, penso que Coutinho está correto: seu filme, ao contrário do que considera Lins, não é melancólico. Não há uma idéia de tristeza pelo tempo que terminou ou de uma falta de entusiasmo que surgiria pela lembrança do passado. Peões é, na verdade, um filme nostálgico, no sentido de que nos passa antes a sensação da saudade do tempo que terminou do que de tristeza ou desânimo em relação a este.
https://doi.org/10.20396/ideias.v2i2.8649313
PDF

Referências

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

LINS, Consuelo. O Documentário de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

RIDENTI, Marcelo. Em Busca do Povo Brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.

A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.