Banner Portal
O processo de Bolonha: um estudo de caso de política pública internacional (1999-2010)
PDF

Palavras-chave

Processo de Bolonha. Espaço Europeu de Ensino Superior. Políticas públicas. Políticas públicas internacionais.

Como Citar

FRONZAGLIA, Maurício Loboda. O processo de Bolonha: um estudo de caso de política pública internacional (1999-2010). Ideias, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 59–100, 2016. DOI: 10.20396/ideias.v6i2.8649463. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649463. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o Processo de Bolonha e a formação do Espaço Europeu de Ensino Superior como um estudo de caso de Políticas Pública Internacional.  Para este fim, procede-se a uma análise histórica desse processo utilizando-se das teorias cognitivas das políticas públicas; a saber a teoria do referencial (sociologia política da ação pública) e a teoria dos três “Is” – instituições, ideias e interesses.  O artigo se constrói a partir das hipóteses de que é possível compreender as políticas públicas para além dos seus paradigmas nacionais e de que seus rumos são construídos a partir da interação dos atores nela envolvidos.

https://doi.org/10.20396/ideias.v6i2.8649463
PDF

Referências

COMMUNIQUÉ DE BERGEN. Bergen, 2005. Communiqué de la Conferénce de Ministres chargés de l’enseignement superieur. Disponível em htt p://www.europe-education-formation.fr/ docs/Bologne/Bergen-Communique--Version-fi nale--FR.doc Acesso em 14/07/2015.

COMMUNIQUÉ DE BERLIN, Berlim, 2003. Communiqué de la Conferénce de Ministres chargés de l’enseignement superieur. Disponível em htt p://www.bologna-bergen2005. no/Docs/France/030919_Berlin_Communique-Fr.pdf Acesso em 14/07/2015.

COMMUNIQUÉ DE LONDRES. Londres, 2007. Communiqué de la Conférence des Ministres européens chargés de l’Enseignement Supérieur, Londres, 17-18 Mai 2007. Disponível em: htt p://www.ehea.info/Uploads/ Documents/2007_London_Communique_French.pdf Acesso em 14/07/2015.

COMMUNIQUÉ DE LOUVAIN ET LOUVAIN-LA-NEUVE. Louvain, 2009. Communiqué de la Conférence des ministres européens chargés de l’Enseignement supérieur, Louvain et Louvain-la-Neuve, 28 et 29 avril 2009. Disponível em http://www.ehea.info/Uploads/Documents/2009_Louvain_ Louvain-la_Neuve_Communiqu%C3%A9_FR.pdf Acesso em 14/07/2015.

COMMUNIQUÉ DE PRAGUE. Praga, 2001. Communiqué de la conférence de Ministres chargés de l’enseignement supérieur. Disponível em htt p://www.ehea.info/Uploads/ Documents/2001_Prague_Communique_French.pdf . Acesso em 14/07/2015.

DÉCLARATION DE BOLOGNE. Bolonha, 1999. Disponível em http://www.ehea.info/Uploads/Documents/1999_Bologna_ Declaration_French.pdf , acesso em 11/07/2015.

DÉCLARATION DE BUDAPEST-VIENNE SUR LL’ESPACE EUROPÉEN DE L’ENSEIGNEMENT SUPERIEUR. Budapeste-Viena, 2010. Disponível em htt p://www.ehea.info/ Uploads/Documents/2010_Budapest Vienna_Declaration_ FR.pdf Acesso em 14/07/2015.

DÉCLARATION DE LA SORBONNE, Paris, 1998. Disponível em http://www.ehea.info/Uploads/Documents/1998_Sorbonne_ Declaration_French .pdf , Acesso em 11/06/2015.

FRONZAGLIA, Maurício. Políticas Públicas Internacionais: o caso do Processo de Bolonha. Tese de doutorado defendida junto ao Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2011.

FURTHERING THE BOLOGNA PROCESS: Report to the Ministers of Education of the signatory countries Prague, May 2001. Disponível em htt p://www.ond.vlaanderen. be/hogeronderwijs/bologna/documents/GRP_for_MC/ LourtieReport-FromBolognatoPragueMay2001.pdf (acesso em 14/07/2015).

JACQUOT, Sophie et WOLL, Cornelia. “Action publique Européenne: les acteurs stratégiques face a l'Europe”, Politique européenne 2/2008 (n° 25), p. 161-192.

JOBERT Bruno (1985). “Une approche dialectique des politiques publiques”, Pôle Sud 2/2004 (n° 21), p. 43-54.

JOBERT, B. E MULLER, P. L’Etat en Action: politiques publiques et corporatismes. Paris, Presses Universitaires de France. 1987.

HASSENTEUFEL, Patrick. Sociologie Publique: l’Action Publique. Paris, Editions Armand Colin, 296 p. 2008.

HASSENTEUFEL, Patrick et SUREL, Yves. “Des politiques publiques comme les autres? Construction de l’objet et outils d’analyse des politiques européennes”. Politique Européenne 2000/1, nº 1, p 8-24.

KINGDON, John. “The Reality of Public Policy Making Ethical Dimensions of Health Policy”, OXFORD University Press, pp. 97-116, 2002.

KOTT, Sandrine e DROUX, Jöelle ed. Globalizing Social Rights: The International Labour Organization and Beyond. Palgrave Macmillan, 2013.

LASSWELL, Harold. The Policy Sciences: Recent Developments in Scope and Method, Stanford University Press, pp. 3-15. 1951.

KINGDON, John. “The emerging conception of the policy sciences”, in Policy Sciences 1 (1), Spring, 1970. pp. 3-14.

MAGNA CHARTA UNIVERSITATUM, Bolonha, 1998. Disponível em: www.magna-charta.org/resources/fi les/the-magnacharta/portuguese . Acesso em 13/06/2015.

MAZMANIAN, D.Z. e SABATIER, P. A. Implementation and Public Policy. Glenview: Scott Foresman and Company, 1983.

MULLER, Pierre. ‘Mise en perspective. Une théorie des cycles d’action publique pour penser le changement systémique’ in L. Boussaguet, S. Jacquot, P. Ravinet and P. Muller Une French touch dans l'analyse des politiques publiques? Paris: Les Presses de Sciences Po, 405-435, 2015.

PALIER, Bruno e SUREL, Yves. “Les trois “i” et l’analyse de l’État en action”. Revue Française de Science Politique, vol 55, nº 1, fev. 2005, pp. 7-32.

RADAELII, Claudio M. “Logiques de pouvoir et récits dans les politiques publiques de l’Union Européenne”. Revue Française de Science Politique, Volume 50, Nº 02, 2000. p. 255-276.

SAURUGGER S. et SUREL.Y. “L’Européanisation comme processus de transfert de politique publique”, Revue Internationale de politique comparée 2006/2, Volume 13, p. 179-211. O Processo de Bolonha... |100|

SKOCPOL Theda. “Formation de l'Etat et politiques sociales aux Etats-Unis”. In: Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 96- 97, mars 1993. pp. 21-37

SERBANESCU-LESTRADE, Karin. La mise en œuvre du Processus de Bologne en France et en Allemagne. THESE Pour obtenir le grade de DOCTEUR DE L’UNIVERSITE PARIS X- NANTERRE en Sciences de l’éducation. Paris, 2009.

SUREL, Yves. “L’Integration Européenne vue par l’approche cognitive et normative des politiques publiques”. Revue Française de Science Politique, volume 50, nº 02, 2000, p. 235-254

A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.