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As faces sedutora e violenta do “progresso” em Adoniran Barbosa
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Palavras-chave

Adoniran Barbosa. Progresso. Desenvolvimento. Samba.

Como Citar

FRANCO, Thiago Fernandes; ANDRIETTA, Lucas Salvador; AOKI, Thiago; GABIONETA, Robson; PEDRAZOLLI FILHO, Fernando. As faces sedutora e violenta do “progresso” em Adoniran Barbosa. Ideias, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 33–56, 2017. DOI: 10.20396/ideias.v8i2.8651248. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8651248. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Compreendendo a produção artística como desveladora de relações sociais em seu contexto, o objetivo desse artigo é analisar as canções do sambista Adoniran Barbosa, relacionando-as a discussões acerca do progresso. Para tanto, retomamos parte do debate sobre desenvolvimentismo no Brasil, apresentando uma visão de progresso recorrente no ideário brasileiro. Depois, analisamos como este é retratado nos sambas de Adoniran. Constata-se que o progresso aparece em sua obra de maneira contraditória (sedutora e violenta), através da perspectiva de personagens que o vivenciam de uma forma que lhes é exterior e incontrolável.

https://doi.org/10.20396/ideias.v8i2.8651248
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