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Eles vão ficando mais próximos do normal. Considerações sobre normalização na assistência ao autismo infantil
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Palavras-chave

Autismo.

Como Citar

LÓPEZ, Rosa Maria Monteiro; SARTI, Cynthia. Eles vão ficando mais próximos do normal. Considerações sobre normalização na assistência ao autismo infantil. Ideias, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 77–98, 2013. DOI: 10.20396/ideias.v4i1.8649399. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649399. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo visa ressaltar formas implícitas ou explícitas de manifestação de uma tendência a seguir um padrão de normalidade nas práticas de assistência ao autismo infantil em diferentes instituições e abordagens, destacando suas implicações no que se refere às possibilidades que se abrem, ou fecham, à criança diagnosticada como “autista”. Baseia-se em dados de uma pesquisa etnográfica desenvolvida em duas instituições paulistanas de assistência pública a crianças “autistas” – uma baseada em abordagem comportamental, a outra em abordagem psicanalítica –, cujo eixo de análise foram as construções conceituais sobre o autismo e as práticas de atendimento que lhes são correspondentes.
https://doi.org/10.20396/ideias.v4i1.8649399
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