Banner Portal
Um sonho de grandeza no Brasil da ditadura: a ideologia geopolítica de desenvolvimento do general Carlos de Meira Mattos (1964-1974)
PDF

Palavras-chave

Forças armadas. Ideologia. Geopolítica. Brasil potência.

Como Citar

OLIVEIRA, Adriano Moura de. Um sonho de grandeza no Brasil da ditadura: a ideologia geopolítica de desenvolvimento do general Carlos de Meira Mattos (1964-1974). Ideias, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 254–281, 2016. DOI: 10.20396/ideias.v6i2.8649469. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649469. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Se as Forças Armadas não foram as únicas a sonharem com um Brasil Potência Mundial, sem dúvida, tais ideias solidificaram-se nos quartéis chegando a transformarem-se num projeto da ditadura militar. Foi no pensamento geopolítico que essas ideias evoluíram com maior consistência, no qual esse plano Brasil Potência passou a fazer parte essencial daquilo que se discutia nos manuais e palestras. Esse artigo pretende percorrer os principais aspectos que permeiam o discurso geopolítico e seu modelo de desenvolvimento a partir de 1964. Objetivamos verificar como os fatores autoritários estiveram entrelaçados ao suposto ideal de grandeza nacional.

 

 

https://doi.org/10.20396/ideias.v6i2.8649469
PDF

Referências

ARON, Raymond. Paz e Guerra entre as nações. São Paulo/Brasília: Imprensa Ofi cial do Estado/Universidade de Brasília/Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, 2002.

ARRIGUI, Giovanni. A ilusão do desenvolvimento. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

ASSUNÇÃO, Vânia Noeli Ferreira. O Satânico Doutor Go: A ideologia Bonapartista de Golbery do Couto e Silva. Tese de mestrado defendida no Programa de Ciências Sociais da PUC-SP, 1999.

BOARATI, Vanessa. A discussão entre economistas na década de 1970 sobre a estratégia de desenvolvimento econômico II PND: motivações custos e resultados, dissertação de mestrado apresentada à faculdade de economia, administração e contabilidade. São Paulo: USP, 2003.

COELHO, Edmundo Campos. Em Busca de Identidade: o Exército e a política na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: ForenseUniversitária. 1976.

COMBLIN, Joseph. A ideologia da segurança nacional. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1978.

COSTA, Wanderley Messias da. Geografia politica e geopolítica: discursos sobre o território e o poder. 2 ed. São Paulo. Edusp, 2010.

DEL VECCHIO, Ângelo. Política e Potência no regime militar brasileiro. In Revista Projeto História n. 29 tomo 1. São Paulo: Educ 2004.

ESTENSSORO, Luís. Capitalismo, Desigualdade e Poder na América Latina. Tese de doutorado apresentada ao Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, 2003.

FERNANDES, Florestan. A consciência revolucionária da História. In MARX, Karl & ENGELS, Friedrich: história. Coleção grandes cientistas sociais, n.36. São Paulo: Editora Ática, 2003.

FERREIRA, Oliveiros S. La Geopolítica y El Ejercito Brasileño. In BELTRÁN, Virgilio Rafael. El papel político y social de los Fuerzas Armadas en América Latina. Caracas: Monte Ávila Editora, 1970.

MÉSZÁROS, István. Filosofia. O poder da Ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

OLIVEIRA, Eliézer Rizzo de. As Forças Armadas: política e ideologia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1976.

PEREIRA, Maurício B. Estado Novo: a constituição das bases do partido militar e do projeto Brasil Potência. Premissas Caderno do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp v 15-16, 1997.

STEPAN, Alfred. Os Militares na Política. Rio de Janeiro: Artenova, 1975.

A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.