A paisagem cultural em sítios históricos rurais de imigração italiana

  • Virginia Gomes de Luca Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Alina Gonçalves Santiago Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Paisagem cultural, Imigração italiana, Arquitetura rural

Resumo

Este trabalho busca reconhecer a paisagem cultural em sítios históricos rurais de imigração italiana como detentora de valor patrimonial e identidade. A abordagem a respeito das paisagens rurais resulta das observações e análise dos aspectos culturais e do conjunto de práticas cujo significado ajuda a compreender a verdadeira dimensão do patrimônio rural da imigração italiana. Sua relevância encontra-se no estudo dastransformações da paisagem por meio dos valores e costumes dessas comunidades, que resultou em uma nova categoria patrimonial denominada paisagem cultural. A pesquisa bibliográfica buscou demonstrar a importância da paisagem enquanto detentora de valor patrimonial e foi complementada pela pesquisa de campo realizada na localidade de Rio Maior, no município de Urussanga/ Santa Catarina. Também foi realizada uma pesquisa sobre a localidade de Erto e Casso, local de onde vieram os imigrantes que iniciaram a colonização da localidade de Rio Maior, com o intuito de demonstrar as divergências e similaridades da arquitetura e da paisagem dos cassanos na Itália e da produzida por eles no sul do estado de Santa Catarina. Os conjuntos edificados cuja implantação, características arquitetônicas e técnicas construtivas singulares no contexto nacional são testemunhos de hábitos, costumes e usos característicos da área de imigração em Santa Catarina durante o século XIX e XX. Desta maneira, foi possível identificar como o imigrante italiano transformou seu entorno, seja por meio da organização espacial de sua moradia, seja pela sua relação de troca com a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Gomes de Luca, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Arquiteta e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Catarina), Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma [Santa Catarina], Brasil.
Alina Gonçalves Santiago, Universidade Federal de Santa Catarina
Arquiteta Urbanista, Doutora em Geografia (Université de Paris I: Pantheon-Sorbonne). Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis [Santa Catarina], Brasil.

Referências

BALDESSAR, Quinto Davide. Imigrantes: sua historia costumes e tradições no processo de colonização no sul do Estado de Santa Catarina. [Criciúma]: [s. n.], 1991. 276p.

BERTUZZI, Paulo Iroquez. Elementos da arquitetura da imigração italiana (121-154), in WEIMER, Günter. A arquitetura no Rio Grande do Sul. 2ª ed. [por] Paulo Iroquez Bertuzzi [et. al.] Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. 224p.

CANCELLIER, Olivo de Lorenzi; MAZURANA, Valdemar; MAZZUCCO Antonio. Rio Maior: traços culturais e transformações de um grupo de imigrantes italianos do Sul de Santa Catarina. Orleãns:

Elo, 1989. 138p.

Centro Regionale di Catalogazione e Restauro dei Beni Culturali. Regione Autonoma Fruila Venezia Guilia. Disponível em:

http://217.12.180.10/catalogazione/search/Ricerche.aspxTSK=A&G=5&C1=PVCC|PVC|ERTO+E+CASSO&Start=1. Acesso em: 13 fev. 2007.

DELPHIM, Carlos Fernando de Moura. Intervenção em jardins históricos: manual. Brasília: IPHAN, 2004. 152p.

GUTIERREZ, Ester Judite Bendjouya; GUTIERREZ FILHO, Rogério. Arquitetura e assentamento ítalo-gaúchos (1875-1914). 1. ed. Passo Fundo: Ed.UPF, 2000. v. 500. 85 p.

LEMOS, Carlos A. C. Cozinhas, etc. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976.

PARENT, Michel. O Futuro do Patrimônio Arquitetônico. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro: IPHAN, 1984, n. 19, p. 112-123.

POSENATO, Júlio. Arquitetura italiana no Rio Grande do Sul. Texto resumido de uma pesquisa patrocinada pela Fondazione Giovanni Agnelli, 1982. 42p.

POSENATO, Júlio. Arquitetura italiana no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EST / EDUCS, 1983. 600p.

POSENATO, Júlio. Arquitetura italiana no Espírito Santo. Porto Alegre: Posenato Arte & Cultura, 1997. 560p.

ROSENDAHL, Zeny, CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: temas sobre cultura e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2005. 226p.

SAUER, Carl O. A Morfologia da paisagem. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. p. 12-74.

WEB. Mágico Vêneto Montagna Vêneta Home Page. Disponível em:

http.//www.magicoveneto.it/Belluno/Vaiont/CassoF01.htm. Acesso em: 14 fev. 2007.

WEIMER, Günter. Arquitetura popular brasileira. 1.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. v. 1. 332p.

Publicado
2011-03-29
Como Citar
Luca, V. G. de, & Santiago, A. G. (2011). A paisagem cultural em sítios históricos rurais de imigração italiana. Labor E Engenho, 5(1), 43-61. https://doi.org/10.20396/lobore.v5i1.105
Seção
Artigos