Banner Portal
Inventário do Patrimônio Ferroviário
PDF

Palavras-chave

Patrimônio industrial
Patrimônio ferroviário
Inventário
Companhia Mogiana de Estradas de Ferro

Como Citar

Geribello, D. F. (2011). Inventário do Patrimônio Ferroviário. Labor E Engenho, 5(3), 51–60. https://doi.org/10.20396/lobore.v5i3.127

Resumo

Tendo em vista a importância do inventário para a preservação e gestão do patrimônio ferroviário, este artigo faz uma reflexão sobre o ato de inventariar e apresenta o inventário integrante da pesquisa de mestrado Habitar o Patrimônio Cultural: o caso do ramal ferroviário Anhumas – Jaguariúna, em desenvolvimento no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas. O seguinte texto aborda tanto questões de âmbito geral do patrimônio cultural relativas ao inventário quanto especificidades do patrimônio material ferroviário, tendo como objeto de estudo o trecho da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro entre as Estações Anhumas e Jaguariúna, localizado nos municípios de Campinas e Jaguariúna, Estado de São Paulo.

https://doi.org/10.20396/lobore.v5i3.127
PDF

Referências

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo [SP]: Companhia das Letras, 2006.

JEUDY, H. Pierre. Memórias do social. Rio de Janeiro [RJ]: Forense Universitária, 1990.

KÜHL, Beatriz M. Preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização: problemas teóricos de restauro. Cotia [SP]: Ateliê Editorial, 2008.

MATOS, Odilon N. Café e Ferrovias: a evolução ferroviária de São Paulo e o desenvolvimento da cultura cafeeira. São Paulo [SP]: Arquivo do Est ado, 1981.

RIBEIRO, Suzana Barreto. Na linha da preservação: o leito férreo Campinas – Jaguariúna. Campinas [SP]: Direção Cultura, 2007.

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.