Elementos da paisagem cultural rural do norte de Portugal e alguns de seus reflexos sobre a ocupação do território brasileiro

Palavras-chave: Portugal. Paisagem cultural. Território.

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em apresentar uma visão panorâmica sobre a paisagem, a arquitetura rural e o urbanismo que caracterizam o norte de Portugal, a fim de reconhecer marcos, especificidades e elementos da paisagem cultural portuguesa, a partir de um ponto de vista eminentemente brasileiro. A intenção é identificar na paisagem cultural do norte de Portugal elementos que possam compor um discurso com a formação do território brasileiro baseado na leitura da paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Marques de Almeida Nogueira Mortati, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Engenharia Civil,Área de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais. (Labore) Laboratório de Empreendimentos / (FEC) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo / (Unicamp) Universidade Estadual de Campinas. Arquiteta e Urbanista, Mestre em Engenharia Urbana.São Carlos [SP], Brasil.

André Munhoz de Argollo Ferrão, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro Civil, Arquiteto e Urbanista, Mestre em Engenharia Agrícola, Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Professor Livre Docente do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Coordenador do Labore / DRH / FEC / Unicamp. Campinas [SP], Brasil.

Referências

ARGOLLO FERRÃO, André Munhoz de. Arquitetura do café. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: IMESP, 2004a. 296 p.il., Prêmio Jabuti’2005 [categoria: Arquitetura e Urbanismo, Arte, Fotografia e Comunicação].

ARGOLLO FERRÃO, André Munhoz de. Arquitetura rural dentro do contexto dos estudos sobrepatrimônio e paisagens culturais. Barcelona: Departamento de Urbanismo e Ordenação Territorial, ETSAB-UPC, 2004b. 29p. Relatório de pesquisa em nível de pós doutorado.

ARGOLLO FERRÃO, André Munhoz de. Arquitetura rural e o espaço não-urbano. Labor & Engenho: Patrimônio Cultural – Engenharia e Arquitetura. Campinas: CMU-Publicações – GEPCEA – UNICAMP Arte Escrita Editora, nº 1 – 2007. p. 89-108.

ARGOLLO FERRÃO, André Munhoz de; FREIRE, Wesley Jorge. Interdependência entre cidade e campo. In: XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 1995, Viçosa-MG. SBEA: nº.95-8-481, 9p.

BRESCIANI, Maria Stella M. Londres e Paris no Século XIX. Coleção tudo é história. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. 3.ed. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2006. 288p.

DONNE, Marcella Delle. Teorias sobre a cidade. Lisboa: Edições 70, 1979.

FREYRE, Gilberto. Homens, engenharias e rumos sociais. Rio de Janeiro: Record, 1987.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MONTEIRO, Ana. O Porto e os Portuenses no final do do século XX, ou as relações entre os homens e um ecossistema urbano em entropia acelerada?. In:Revista da Faculdade de Letras: Geografia. Vol. VI. Porto, 1990. p. 5 a 62.

MONTEIRO, C. A. de F. A. Interação homem-natureza no futuro da cidade. In: CHRISTOFOLETTI, A. et al. (orgs). Geografia e meio ambiente no Brasil. São Paulo – Rio de Janeiro: Editora Hucitec e União Geográfica Internacional – Comissão Nacional do Brasil, 1995.

ROCHE, Daniel. História das coisas banais. Lisboa: Editorial Teorema, 1998.

RUSKIN, John. A lâmpada da Memória. São Paulo: Artes & Oficios, 2008.

SAMAGAIO, Florbela. Desenvolvimento: uma noção entre o imaginário e a realidade. Revista da Faculdade de Letras: Sociologia, série I, vol. 09. Porto, 1999, p. 103.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo : Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. Espaço & método. 3ªed., São Paulo : Hucitec, 1992 [1985].

Publicado
2009-04-03
Como Citar
Mortati, D. M. de A. N., & Argollo Ferrão, A. M. de. (2009). Elementos da paisagem cultural rural do norte de Portugal e alguns de seus reflexos sobre a ocupação do território brasileiro. Labor E Engenho, 3(1), 110-124. https://doi.org/10.20396/lobore.v3i1.1854
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>