Banner Portal
Processo de crescimento urbano-turístico: estudo do Balneário Meia Praia, no município de Itapema [Santa Catarina, Brasil]
PDF

Palavras-chave

Paisagem e meio ambiente
Crescimento urbano-turístico
Itapema
Meia Praia

Como Citar

Pinho, L., & Reis, A. F. (2013). Processo de crescimento urbano-turístico: estudo do Balneário Meia Praia, no município de Itapema [Santa Catarina, Brasil]. Labor E Engenho, 7(3), 142–157. https://doi.org/10.20396/lobore.v7i3.2131

Resumo

Itapema localiza-se no litoral do Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, e sua história aponta para uma forte dinâmica urbana e crescente valorização turística. Este processo foi particularmente marcante no Balneário de Meia Praia, hoje caracterizada por grande densidade construtiva, verticalização e ocupação sazonal. Visando desvelar este processo, o presente trabalho estudou e reconheceu as formas de crescimento urbano em curso, a estrutura espacial do Balneário de Meia Praia e as relações ecológicas estabelecidas entre a ocupação antrópica e os ecossistemas naturais. Para tal, foi realizada análise evolutiva do seu traçado urbano e do modo como vem impactando as estruturas naturais. Ressaltando a relevância daqueles elementos mais permanentes, que subsistem apesar da intensidade e velocidade das transformações em curso, o trabalho aponta fortes indicativos para o planejamento urbano e ambiental, no sentido da construção de um futuro de cidade qualificada.

https://doi.org/10.20396/lobore.v7i3.2131
PDF

Referências

FARIAS, Vilson Francisco de. Itapema: natureza, historia e cultura: para o ensino fundamental. Itapema: Ed. do autor, 1999. 187p.

FARIAS, Vilson Francisco de. Dos Açores ao Brasil Meridional: uma viagem no tempo ; 500 anos, litoral catarinense : V. 2 : para o ensino fundamental. Florianópolis: Ed. do Autor, 2000. 503p.

HOUGH, Michael. Naturaleza y ciudad: planificacion urbana y processos ecologicos. Barcelona, G. Gili, 1998.

PIAZZA, Walter Fernando; HÜBENER, Laura Machado. Santa Catarina: historia da gente, 2o.grau e pre-vestibular. 5. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Lunardelli, 2001. 261p.

RAMBO, Mário Luiz. Subsídios para uma proposta de zoneamento urbano-rural ambiental. Blumenau, 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental), FURB, Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2001.

REIS, Almir Francisco. Permanências e Transformações no Espaço Costeiro: Formas e Processos de Crescimento Urbano-Turístico na Ilha de Santa Catarina. São Paulo, 2002. Tese (Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002.

REIS, Almir Francisco. Forma urbana, paisagem e meio ambiente. Estudo dos processos de crescimento urbano-turístico no litoral catarinense. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2008. Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/-xcol/194.htm Acesso em: 09 nov. 2009.

REITZ, Raulino. Vegetação da Zona Marítima de Santa Catarina. Sellowia. Anais Botânicos do Herbário Barbosa Rodrigues, n. 13. Itajaí, Herbário Barbosa Rodrigues, 1961.

SOLA-MORALES, Manuel. Las formas de crescimento urbano. Ediciones Univerdidad Polytecnica da Cataluña. Barcelona, 1997.

SPIRN, Anne Whiston. O Jardim de granito: a natureza no desenho da cidade. São Paulo: EDUSP, 1995. 345 p.

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.