Banner Portal
Marcos de formação/transformação da Região Metropolitana de Campinas à luz da história territorial paulista: séculos XVII-XX
PDF

Palavras-chave

Território. Paisagem cultural. Região Metropolitana de Campinas.

Como Citar

Pellicciotta, M. M. B., & Furtado, A. L. dos S. (2010). Marcos de formação/transformação da Região Metropolitana de Campinas à luz da história territorial paulista: séculos XVII-XX. Labor E Engenho, 4(3), 44–63. https://doi.org/10.20396/lobore.v4i3.83

Resumo

O território de São Paulo contém, em seu interior, diferentes paisagens culturais; paisagens que, formadas no curso do tempo, sofreram transformações profundas nos últimos séculos frente aos processos acelerados de substituição da cobertura vegetal pela produção diversificada de gêneros, criação e agricultura de exportação; pela entrada massiva de grupos populacionais procedentes das mais variadas regiões do Brasil e do mundo (cerca de 70 grupos étnicos); pela intensidade da urbanização (entre os séculos XIX e XX); pela complexificação dos sistemas de escoamento (estradas tropeiras, linhas férreas, estradas de rodagem, aviação), entre outros, que permitiram a então Capitania, depois Província e atual Estado vencer a Serra do Mar (que a mantivera isolada da dinâmica colonial ao longo dos séculos XVI a XVIII) e estabelecer vínculos comerciais e produtivos entre as regiões mais interiorizadas e o litoral. Particularmente, nos últimos cento e sessenta anos, a intensidade e força de certos processos, em grande medida externos ao território paulista, se revelaram capazes de apagar (nos limites entre dizimar e incorporar) a presença milenar de populações indígenas, ao mesmo tempo em que diluir marcas centenárias de constituição cultural original (indígenas e européias) para dar lugar a paisagens plenamente alteradas em suas bases econômicas, sociais, culturais e políticas originais. A expressão “paulista”, utilizada para caracterizar um povo diferente pelos hábitos, língua, costumes e formas de vida mestiça, passou em pouco tempo a designar uma população disforme pelos tantos aspectos culturais, vínculos e motivações agora associadas ao capital transnacional. No estudo da Região Metropolitana de Campinas encontramos testemunhos das diferentes paisagens.

https://doi.org/10.20396/lobore.v4i3.83
PDF

Referências

BACELAR, C. de A. P., Brioschi L. R. (orgs). Na Estrada do Anhanguera: uma Visão Regional da História Paulista. São Paulo: Humanitas/CERU, 1999.

BRIOSCHI, Lucila Reis et al. Entrantes no Sertão do Rio Pardo: o Povoamento Da Freguesia de Batatais – séculos XVIII e XIX. São Paulo: CERU, 1991.

CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos Índios no Brasil. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras/FAPESP/Secretaria Municipal de Cultura, 1998.

DUTRA, Miguel. O Poliédrico Artista Paulista. São Paulo: MASP, 1981.

ELLIS JR, Alfredo. A Economia paulista no século XVIII. O ciclo do Muar, o ciclo do Açúcar. São Paulo, s/e, 1950.

GOULART, José Alípio. Tropas e Tropeiros na formação do Brasil. Rio de Janeiro: Conquista, 1961.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos e Fronteiras . Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1957.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Monções. 3ª edição ampliada. São Paulo: Brasiliense, 1960.

LEITE, Marcelo (org). Nos caminhos da biodiversidade paulista. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, 2007.

MONTEIRO, John Manoel. Negros da Terra: Índios e Bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

MARTINS, José de Souza. Frente Pioneira – Contribuição para uma caracterização sociológica. ESTUDOS HISTORICOS, n.10, p.33-41, 1971.

MATOS, O. N. de. Café e Ferrovia. São Paulo: Pontes Editores, 1990.

MEMÓRIA URBANA: A grande São Paulo até 1940. São Paulo: Arquivo do

Estado/Emplasa/Imprensa Oficial, 2001.

MONBEIG, Pierre. Pioneiros e Fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec/Polis, 1984.

PETRONE, Maria Thereza Schorer. A Lavoura Canavieira em São Paulo. São Paulo: Difel, 1968.

PETRONE, Pasquale. Aldeamentos Paulistas. São Paulo: EDUSP, 1995.

PINHEIRO, Niminon Suzel. Os Nômades. Etno-História Kaingang e seu contexto: São Paulo (1850-1912). Assis: Mestrado em História da UNESP, 1992.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Bairros Rurais Paulistas. Livraria Dias Cidades, 1973.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Segunda Viagem a São Paulo e Quadro Histórico da Província de São Paulo. São Paulo: Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo, 1954.

TAUNAY, Afonso E. História Geral das Bandeiras Paulistas. São Paulo: Imprensa Oficial, 1950.

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.