Pomares e jardins das fazendas de café: Serra da Bocaina no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira no Sul de Minas

  • Eneida Carvalho Ferraz Cruz Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Palavras-chave: Patrimônio rural, Fazendas, Pomares e jardins

Resumo

Esse artigo pretende mostrar as formas de agenciamento do espaço exterior e do entorno imediato das casas de fazenda nas regiões da serra da Mantiqueira no sul de Minas Gerais, e na serra da Bocaina no Vale do Paraíba paulista. Os exemplos foram colhidos nos municípios de Cristina, Delfim Moreira, Dom Viçoso, Piranguçu, Venceslau Brás e Carmo de Minas, em Minas e São José do Barreiro, Bananal e Areias, em São Paulo. Desdobramento do Inventário de Conhecimento do Patrimônio Rural, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de 2007, tendo como objeto o levantamento das fazendas produtoras de café, o presente artigo discorre sobre o ambiente rural provedor de frutas e flores no entorno imediato da casa sede, mas não entra no mérito das lavouras propriamente ditas. A organização desses espaços mostra o modo de se construir o paisagismo, como parte do processo de apropriação do território e introdução de novos hábitos. Nesse contexto, apresenta principalmente os pomares e jardins das casas-sede da fazenda, com ênfase para a implantação dentro do núcleo da fazenda. Ao estudá-los e procurar conhecer os modos de uso do espaço rural, o texto aponta para o reconhecimento e valorização do patrimônio, dos hábitos e herança cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eneida Carvalho Ferraz Cruz, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Arquiteta e Urbanista. Técnica em Arquitetura do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Minas Gerais. Varginha [Minas Gerais], Brasil.

Referências

BENINCASA, Vladimir. Fazendas Paulistas. Arquitetura Rural no Ciclo do Cafeeiro. Tese apresentada ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. São Carlos [SP], 2007.

BRAGHIROLLI B, Ângelo Carlos Silveira. Paisagens do Sul. Pareceres de Carlos Fernando Moura Delphim sobre bens patrimoniais do Rio Grande do Sul. Porto Alegre [RS]: Instituto Estadual do Livro: IPHAN : IPHAE, 2009.

CJ Arquitetura, no 19. Ano 1978. FC Editora. Rio de Janeiro [RJ].

CRUZ, Cícero Ferraz. Fazendas do Sul de Minas Gerais: Arquitetura Rural nos séculos XVIII e XIX. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. São Carlos [SP], 2008.

DELPHIM, Carlos Fernando Moura. Manual de Intervenção em Jardins Históricos. Brasília [DF]: IPHAN, 2005.

FERRAZ, Marcelo Carvalho. Arquitetura Rural na Serra da Mantiqueira. São Paulo [SP]: Quadrante, 1992.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2a Edição. Rio de Janeiro [RJ]: Editora Nova Fronteira, 1986.

FILETTO, Ferdinando e ALENCAR, Edgard. Introdução e expansão do café na região Sul de Minas Gerais. In: Organizações Rurais e Agroindustriais. Revista de Administração da Ufla. v.3, n.1, jan./jun., 2001.

IPHAN. Relatório de Atividades 2007. Inventário de Conhecimento. Patrimônio Rural – Vale do Paraíba e Sul de Minas, 9a Superintendência Regional, 13a Superintendência Regional e Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização.

JUNQUEIRA, Walter Ribeiro. Fazendas e Famílias Sul-mineiras. São Lourenço [MG]: Gráfica e Editora Novo Mundo, 2004.

LEMOS, Carlos A. C. Casa Paulista: história das moradas anteriores ao ecletismo trazido pelo café. São Paulo [SP]: Edusp, 1999.

MARX, Murilo. Cidade brasileira. São Paulo [SP]: Edusp, Editora da Universidade de São Paulo: Editora Melhoramentos, 1980.

TAUNAY, Carlos Augusto. Manual do Agricultor Brasileiro. Organização Rafael de Bivar Marquese. São Paulo [SP]: Companhia das Letras, 2001.

Publicado
2011-12-21
Como Citar
Cruz, E. C. F. (2011). Pomares e jardins das fazendas de café: Serra da Bocaina no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira no Sul de Minas. Labor E Engenho, 5(4), 89-105. https://doi.org/10.20396/lobore.v5i4.8634450
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)