Rio e História Urbana: o papel do rio Paraíba do Sul na criação e desenvolvimento do município de Campos dos Goytacazes [RJ]

  • Teresa de Jesus Peixoto Faria Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Luiz de Pinedo Quinto Junior Instituto Federal Fluminense
Palavras-chave: Rios. História urbana. Rio Paraíba do Sul. Campos dos Goytacazes.

Resumo

A localização e distribuição dos núcleos urbanos no território é um dos fatores que influenciam na definição e desempenho de suas principais funções. Os núcleos urbanos, no Brasil colonial, além de desempenharem a função de centros comerciais e administrativos, eram destinados ao desenvolvimento da função religiosa,
muitas vezes já presente, mesmo antes da sua fundação oficial. Este trabalho discute a relação rio-cidade o papel dos rios, em particular do rio Paraíba do Sul, na formação social e econômica, bem como na configuração do espaço urbano, do município Campos dos Goytacazes, situado ao norte do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa de Jesus Peixoto Faria, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora em Estudos Urbanos (EHESS, Paris). Professora do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico do Centro de Ciências do Homem, e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Luiz de Pinedo Quinto Junior, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (USP). Professor de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (IFF Campos dos Goytacazes — Centro).

Referências

Brito, F. S. R. de (1943). Projetos e Relatórios. O Saneamento de Campos. In Obras Completas de Saturnino de Brito (Vol. VI). Rio de Janeiro: Imprensa Nacional.

Couto Reis, M. M. do (1997). Manuscritos de Manoel Martins do Couto Reys: Descripção Geográphica, Politica e Cronográphica do Districto de Campos dos Goaitacaz 1785. Rio de Janeiro: APERJ/UENF.

Faria, T. de J. P. (1998). Campos dos Goytacazes: Resources et Virtualités d'une Ville Brésilienne, Données de I'Histoire. Tese de doutorado en EHESS, Paris, France.

Faria T. de J. P., & Quinto Jr, L. de P. (2008). “Os canais como estruturadores do espaço urbano: os projetos de Saturnino de Brito para as cidades de Campos dos Goytacazes/RJ e Santos/SP”. In Anais do XIX SHCU (pp.1-12), Recife, PE, Brasil.

Gorski, M. C. B. (2010). Rios e cidades: ruptura e reconciliação. São Paulo: SENAC.

Lamego, A. R. (1945). O Homem e o Brejo. In. Setores da Evolução Fluminense. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico do IBGE. Recuperado de http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv13016_v1.pdf.

Langenbuch, J. R. (1971). A Estruturação da Grande São Paulo. Rio de Janeiro: Fundação IBGE.

Mota, A., & Totti, M. E. (2007). Bacia do rio Paraíba do Sul — que lugar é este? Campos dos Goytacazes: CFET/Campos.

Prado Jr, C. (1983). Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Ed. Brasiliense.

Quinto Jr, L. de P., Faria, T. P., Crespo, M. P., & Carvalho, L. S. de (2010). Complexo Portuário e Industrial do Açu e as transformações no sistema de macrodrenagem do Norte Fluminense. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos, Porto Alegre, RS, Brasil: AGB.

Rodrigues, H., & Salgado Campos (1988). Na Taba dos Goitacazes. Niterói: Biblioteca de Estudos Fluminenses, Série Municípios, Imprensa Oficial.

Roncayolo, M. (1997). La ville et ses territoires. Paris: Gallimard, Edition revue.

Soffiati, A. A. (2003). Saturnino de Brito e o saneamento da Baixada dos Goitacases. In Faria, T. P. (Org). Anais do Seminário Saturnino de Brito 100 Anos do Projeto de Saneamento de Campos (pp.78-112). Santa Cruz do Rio Pardo: Editora Viena.

Soffiatti, A. A. (1998). Aspectos Históricos das lagoas do norte do estado do Rio de Janeiro. In Esteves, F. de A. Ecologia das Lagoas Costeiras do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e do Município de Macaé (RJ), Macaé [RJ]: NUPEM / UFRJ.

Teixeira, S., & Faria, T. de J. P. (2013). El Agua y la Ciudad: Tensión/Interacción em la Cuenca del Bajo Paraíba do Sul. In: García, R. J. N., SANTILLÁN, J. R., & VILLASEÑOR, A. T., s/n (pp.183-197).

Teixeira, S. (2014). El canal Campos-Macaé y la red de canales em el Norte Fluminense: análisis de algunas fuentes documentales para uma investigación. In: García, R. J. N., & Villaseñor, A. T. (Orgs). Gestão Hidráulica da América Latina e Espanha (pp.67-84). Campos dos Goytacazes [RJ]: EDUENF.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
Faria, T. de J. P., & Quinto Junior, L. de P. (2017). Rio e História Urbana: o papel do rio Paraíba do Sul na criação e desenvolvimento do município de Campos dos Goytacazes [RJ]. Labor E Engenho, 11(2), 103-115. https://doi.org/10.20396/labore.v11i2.8649764
Seção
Artigos