Patrimônio fabril e historia urbana no bairro do Reduto em Belém (PA)

Palavras-chave: Belém, Reduto, Fábricas, Patrimônio

Resumo

O bairro do Reduto, em Belém, Pará, apresenta um processo de modernização intrinsecamente relacionado à instalação das primeiras fábricas da capital, desde a última década do século XIX. Estas atividades fabris se iniciam com a extração e exportação do látex, e começam a arrefecer a partir do final dos anos 50, porém, as portas da últimas fábricas se fecham na década de 70, quando a abertura de novas rodovias desestabilizam o setor produtivo da Amazônia, facilitando o acesso dos produtos vindos do sul e sudeste do país. Este artigo propõe-se a refletir sobre alguns dos edifícios fabris do bairro em sua relação com a historia urbana de Belém, considerando sua importância como patrimônio arquitetônico, as transformações pelas quais passaram, e a situação atual da área que abrigou algumas das principais indústrias da capital do Pará.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celma Chaves de Souza Pont Vidal, Universidade Federal do Pará
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Programa de Pós graduação em Arquitetura e Urbanismo - Doutorado em Teoria e Historia da Arquitetura.

Referências

BAENA, Antônio Landislau Monteiro (1969). Compêndios das Eras da Província do Pará.

Universidade Federal do Pará: Belém.

BELÉM (1930). Relatório apresentado ao Conselho Municipal de Belém em sessão do dia 20 de maio de 1930 pelo intendente municipal Senador Antonio de Almeida Faciola.

BUENO, Eduardo (2008). Produto nacional: uma história da indústria no Brasil. CNI: Brasília.

CHIACCHIO, Marcílio Alves (2010). Indústria e desenvolvimento regional: a trajetória da perfumaria Phebo em Belém. Belém: Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Dissertação de Mestrado).

CORDEIRO, Luiz (1920). O Estado do Pará: Seu Comércio e Indústrias de 1719 a 1920. Tavares Cardoso & Cia: Belém.

CRUZ, Ernesto Horácio da (1973). História do Pará, 1º Vol. Governo do Pará: Belém.

CRUZ, Ernesto Horácio da (1973). História do Pará, 2º Vol. Governo do Pará: Belém.

DARLEY, Gillian (2010). La fábrica como arquitectura: Facetas de la construcción industrial. Editorial Reverté: Madri.

FILHO, Meira Augusto (1976). Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará. Fundação e História. II volume. 1ª ed.: Belém.

ALMANDOZ, Arturo (2004). Revisão historiográfica urbana na América hispânica, 1960-2000. In: PINHEIRO, Eloísa Petti; GOMES, Marco Aurélio A. de Filgueiras (org.). A cidade como história: Os arquitetos e a historiografia da cidade e do urbanismo. EDUFBA: Salvador. p. 117-150.

MOURÃO, Leila (1989). Memória da Indústria Paraense. FIEPA: Belém.

PARÁ (1939). Albúm do Estado do Pará. Tipografia Novidade: Belém.

PARÁ (1910). Indicador Ilustrado do Pará. Parte II. Courrier & Billiter Editores: Rio de Janeiro.

PENTEADO, Antonio Rocha (1968). Belém do Pará (Estudo de Geografia Urbana). Coleção Amazônica: Série José Verissimo, 1º Vol. UFPA: Belém.

SOUSA, Rosana de Fátima Padilha de (2008). Reduto, 1920 -1950: Aspectos históricos e iconográficos de um bairro operário. XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH: São Paulo.

SOUSA, Rosana de Fátima Padilha de (2009). Reduto de São José: história e memória de um bairro operário (1920-1940). Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosifia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia: Belém.

TEIXEIRA, Luciana Guimarães (2005). The Porto of Pará: o porto da história amazônica. XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR: Bahia.

Publicado
2018-10-01
Como Citar
Vidal, C. C. de S. P., & Oliveira, D. N. L. de. (2018). Patrimônio fabril e historia urbana no bairro do Reduto em Belém (PA). Labor E Engenho, 12(3), p.331-340. https://doi.org/10.20396/labore.v12i3.8652887
Seção
Artigos