O uso de HQs como ferramenta motivacional para o ensino de astronomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/labore.v14i0.8662154

Palavras-chave:

Astronomia, Eclipse solar, Eclipse lunar, História em quadrinhos

Resumo

O Universo é algo que sempre chamou a atenção da humanidade e talvez por isso a Astronomia é uma das ciências mais antigas da história. Contudo, o ensino e aprendizagem dessa disciplina esbarram em algumas dificuldades devido a uma certa insegurança por parte dos professores e pela falta de um material lúdico apropriado para trabalhar o conteúdo com crianças e adolescentes. Assim, este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa junto aos estudantes de escolas do Ensino Fundamental do município de Coxim [MS], por meio do uso de História em Quadrinhos (HQs) elaboradas em “tirinhas” como forma de verificar a sua potencialidade como ferramenta motivacional para o ensino e aprendizagem dos temas que envolvem o Universo e a Terra. Para tal, foram aplicadas avaliações, no início e no final de uma sequência de ensino, elaboradas para trabalhar o tema em questão. Evidenciamos que o uso de HQs como ferramenta motivacional apresentou resultados positivos para o ensino de Astronomia junto aos estudantes do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Helena Ribeiro, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Coxim. 

André Munhoz de Argollo Ferrão, Universidade Estadual de Campinas

Professor Livre Docente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

Amaral, P. (2008). O ensino de Astronomia nas séries finais do ensino fundamental: uma proposta de material didático de apoio ao professor. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2008. 102f. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2517/1/2008_PatriciaAmaral.pdf Acesso em: 15 nov. 2018.

Brasil. Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 18 jun. 2019.

Bonfleur, R. C., Scalabrin, M. H., Emílio, M., & Cardoso, L. M. (2007). Astrônomo júnior. Ponta Grossa [PR] : Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Carvalho et al. (2009). Os quadrinhos nas aulas de ciências naturais: uma história que não está no gibi. Revista Educação em Questão, 35 (21), pp.120-145, maio/ago. 2009. Natal [RN] Brasil.

Palhares, M. C. (2008). História em Quadrinhos: Uma Ferramenta Pedagógica para o Ensino de História. Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2262-8.pdf Acesso em: 31 out. 2018.

Massuda, E. A. (2011). História em quadrinhos: estímulo e lições de cidadania no projeto de formação de Tweens do Johrei Center Barretos. Brasília [DF] : Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/4456/1/2011_ElianaAkemiMasuda.pdf Acesso em: 30 out. 2018.

Milone et al. (2018). Introdução à Astronomia e Astrofísica. São José dos Campos [SP] : INPE. [Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia. INPE-7177-PUD/38].

Testoni, L. A. (2004). Um corpo que cai: As Histórias em Quadrinhos no Ensino de Física. 2004. 157 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo [SP] Brasil. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28032014-113618/publico/LEONARDO_ANDRE_TESTONI.pdf Acesso em: 01 nov. 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

RIBEIRO, M. H.; ARGOLLO FERRÃO, A. M. de. O uso de HQs como ferramenta motivacional para o ensino de astronomia. Labor e Engenho, Campinas, SP, v. 14, p. e020012, 2020. DOI: 10.20396/labore.v14i0.8662154. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/labore/article/view/8662154. Acesso em: 15 out. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>