Banner Portal
Arquitetura campestre na obra de Ramos de Azevedo: a Fazenda São Vicente, em Campinas [SP]
PDF

Palavras-chave

Arquitetura rural
Patrimônio cultural
Paisagem.

Como Citar

Amoroso, M. R. S. de P. (2008). Arquitetura campestre na obra de Ramos de Azevedo: a Fazenda São Vicente, em Campinas [SP]. Labor E Engenho, 2(1), 16–31. https://doi.org/10.20396/lobore.v2i1.235

Resumo

O engenheiro-arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo produziu uma obra essencialmente urbana que recebeu nos últimos anos uma significativa atenção por parte dos historiadores da arquitetura. Todavia, a produção técnica deste profissional também possuiu uma dimensão rural, como é o caso da sede do antigo complexo cafeeiro da Fazenda São Vicente, em Campinas [SP], que foi objeto de uma restauração concluída em 2006 e que é o objeto da presente comunicação. Coloca-se em evidência as relações entre o que seria uma arquitetura urbana e uma arquitetura rural, destacando como os saberes técnicos são apropriados por agentes sociais no contexto de uma cultura burguesa no auge do ciclo econômico do café no Estado de São Paulo.

https://doi.org/10.20396/lobore.v2i1.235
PDF

Referências

BENINCASA, Vladimir. Velhas Fazendas: arquitetura e cotidiano nos Campos de Araraquara 1830 a 1930. São Carlos: EdUFSCar ; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2003.

CAMPOS, Eudes. O ecletismo paulistano no tempo do jovem Ramos de Azevedo. Revista do Departamento do Patrimônio Histórico, São Paulo, ano 5, n. 5, jan. 1998, p. 31.

CARVALHO, Maria Cristina Wolff. A Arquitetura de Francisco de Paula Ramos de Azevedo: o itinerário profissional do engenheiro arquiteto, protagonista da introdução dos modelos europeus em São Paulo, na virada do século. Revista do Departamento do Patrimônio Histórico, São Paulo, ano 5, n. 5, jan. 1998, p. 9.

HASKEL, Silvia Haskel; GAMA, Lucia. Ramos de Azevedo e a cidade. Revista do Departamento do Patrimônio Histórico, São Paulo, ano 5, n. 5, jan. 1998, p. 22.

HOMEM, Maria Cecília Naclerio. O palacete paulistano e outras formas de morar da elite cafeeira-1867-1919. Sao Paulo: Martins Fontes,1996.

LEMOS, Carlos. Arquitetura burguesa. São Paulo: Nobel, 1985.

LEMOS Carlos A. C. Casa Paulista: história das moradias anteriores ao ecletismo trazido pelo café. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1999.

MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. 2 ed. São Paulo: Hucitec-Polis, 1998.

WERNECK, Francisco Peixoto de Lacerda. Memória sobre a fundação de uma fazenda na Província do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1985. (Barão de Paty do Alferes).

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.