Banner Portal
Origens do Cristo Crucificado em Portugal: Bom Jesus de Matosinhos
PDF

Palavras-chave

Escultura
Arte religiosa
Patrimônio cultural.

Como Citar

Valle, M. A. A. do. (2008). Origens do Cristo Crucificado em Portugal: Bom Jesus de Matosinhos. Labor E Engenho, 2(1), 62–75. https://doi.org/10.20396/lobore.v2i1.239

Resumo

Em um antiqüíssimo mosteiro de monjas beneditinas, localizado na aldeia de Bouças, se venerou desde eras imemoriais, anteriores ou contemporâneas da formação da nacionalidade portuguesa, artística imagem de Cristo Crucificado, a qual se atribuía dons sobrenaturais, tornando-se por isso, objeto de ardente devoção que só fez crescer através dos tempos chegando aos nossos dias.

https://doi.org/10.20396/lobore.v2i1.239
PDF

Referências

BURY, John. Arquitetura e Arte no Brasil Colonial. São Paulo, Editora Nobel, 1991.

FALCÃO, Edgard de Cerqueira. A Basílica Senhor Bom Jesus de Congonhas do Campo in Brasiliensia Documenta, Vol. III, 1962.

LEVY, Hannah. Modelos Europeus na Pintura Colonial. in Pintura e Escultura I, MEC – Inst. Do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – USP – FAU, São Paulo, 1978.

NEVES, Joel. Idéias Filosóficas no Barroco Mineiro. Belo Horizonte, Editora Itatiaia – EDUSP, 1986.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Aleijadinho: Passos e Profetas. Ed. Itatiaia, Belo Horizonte e Ed. Da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.

TOLEDO, Benedito Lima de. Congonhas do Campo in Do Século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó in História Geral da Arte no Brasil,

ZANINI, Water, org. Instituto Walter Moreira Salles, São Paulo, Vol. I.

VASCONCELOS, Marilei Moreira. Aleijadinho: iconografia maçônica. São Paulo, Editora RADHU, 1988.

ZANINI, Walter (org). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, s/d.

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.