Banner Portal
"Empurrador de canoa não ganhava nada não". Os vareiros do rio Grajaú e a circulação de mercadorias, pessoas e sonhos
PDF

Palavras-chave

Rio Grajaú
Navegação
Circulação
Vareiro
Memória

Como Citar

Pachêco Filho, A. K. G. (2015). "Empurrador de canoa não ganhava nada não". Os vareiros do rio Grajaú e a circulação de mercadorias, pessoas e sonhos. Labor E Engenho, 9(2), 55–69. https://doi.org/10.20396/lobore.v9i2.8635574

Resumo

Reflete-se sobre o rio Grajaú, sua navegação e importância para a circulação de pessoas e mercadorias no Maranhão a partir de fragmentos de memória dos vareiros, O rio Grajaú ainda que de difícil navegação, tornou-se o caminho para o norte e corredor natural de exportação e importação de todo o centro sul e sertão maranhense, expandindo a zona de comércio da região até o norte de Goiás e o sul do Pará. Com o aparecimento de caminhões, a partir de 1950, utilizados para o transporte de mercadorias na região, houve uma tendência da navegação fluvial diminuir seu ritmo, principalmente no verão, quando o rio deixou de ser navegado por grandes embarcações. As águas do rio Grajaú não transportaram somente produtos. Como agente de ligação, o rio carregou um dos principais personagens dessa circulação, os vareiros. Esses trabalhadores do rio, além de empurrarem embarcações com varas, cheias de mercadorias, ora a favor ora contra a correnteza do rio, compartilharam experiências em dois ambientes muito distintos: o litoral e o sertão.

https://doi.org/10.20396/lobore.v9i2.8635574
PDF

Referências

ALVES, José Camilo. Depoimento (2008). Grajaú - MA, AKGPF, 8p.

BRAUDEL, Fernand. O mediterrâneo e o mundo mediterrânico. Rio de Janeiro: Martin Fontes, 1983.

BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV-XVIII. Martins Fontes, 1998. v. 2: Os Jogos das Trocas.

BRITO, Manoel Maciel. Depoimento (2007). Grajaú - MA, AKGPF, 13p.

CAMPOS, Humberto de. Memórias inacabadas. São Paulo: Gráfica e Editora Brasileira Ltda. 1960.

COELHO, Arimatea. Os barqueiros do rio Grajaú. Folha da AVL (Órgão da Academia Arariense-Vitoriense de Letras – AVL, ano IV, n. 13. Arari/Vitória do Mearim, Maranhão – abril de 2004.

CUNHA, Wilson Assunção. Depoimento (2007/2009/2010/2011). Grajaú-MA, AKGPF, 53p.

DINO, Sálvio. Jornal OEMA, São Luís, 25 de junho de 2002, Caderno Alternativo p.6.

FEBVRE, Lucien. O reno: história, mitos e realidades. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

FRÉMONT, Arman. A região, espaço vivido. Coimbra: Livraria Almedina, 1980.

GUAJAJARA, Damião. Depoimento (2010). Grajaú-MA, AKGPF, 5p.

JESUS, José Palhano de. Relatório do Reconhecimento ligeiro da Estrada de Ferro do Itapecuru ao Tocantins. São Luís: Imprensa Oficial, 1910.

NEVES, Zanoni. Navegantes da integração: os remeiros do rio São Francisco. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

NORA, Pierre. Entre memória e história: A permanência dos lugares. Tradução de Yara

Aun Khoury. São Paulo: Projeto História, PUC-S, dezembro de 1993.

OLIVEIRA, Maria de Fátima. Portos do sertão: cidades ribeirinhas do rio Tocantins. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2010.

PACHÊCO FILHO, Alan Kardec Gomes. Francisco de Paula Ribeiro e a conquista do território sul do Maranhão. In: As Novas Geografias dos Países de Língua Portuguesa: Paisagens, Territórios, Políticas no Brasil e em Portugal. Coordenação: CUNHA, Lúcio; PASSOS, Messias Modesto dos; JACINTO, Rui. Edição: Centro de Estudos Ibéricos, Guarda - Portugal, 2010.

SANTOS, Fernando Sérgio Dumas dos. Os caboclos das Águas Pretas: saúde, ambiente e trabalho no século XX. 2003. 276 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Campinas – SP, 2003.

TOCANTINS, Leandro. Os historiadores e os rios: natureza e ruína na Amazônia brasileira. Brasília: Paralelo 15, Ed. Universidade de Brasília, 1999.

ENTREVISTAS:

Alan Kardec Gomes Pachêco, Grajaú [MA].

Darci Mendonça, Vitória do Mearim [MA].

Deodato Martins, Grajaú [MA].

José Camilo, Grajaú [MA].

Edivalson Silva, Grajaú [MA].

José Rodrigues, Vitória do Mearim [MA].

Libéria Lima Sousa (Libéria Capão), Grajaú [MA].

Luiz Alves de Arruda, Grajaú [MA].

Nego Brito, Vitória do Mearim [MA].

Virgulino Guajajaa, Grajaú [MA].

Wilson Assunção Cunha, São Luís [MA].

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.