Banner Portal
Projeto arquitetônico e participação popular: as dimensões formais, simbólicas e políticas da moradia e da habitação em assentamentos de reforma agrária
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Projeto arquitetônico. Assentamentos de reforma agrária. Participação popular.

Cómo citar

Cardoso, F. de P., Jucksch, I., Silva, M. S. da, Hironaga, L. S., & Castro, A. D. de. (2009). Projeto arquitetônico e participação popular: as dimensões formais, simbólicas e políticas da moradia e da habitação em assentamentos de reforma agrária. Labor E Engenho, 3(1), 70–81. https://doi.org/10.20396/lobore.v3i1.1852

Resumen

O tema da habitação em assentamentos de Reforma Agrária tem se apresentado problemático devido à falta de assistência técnica específica e políticas públicas adequadas a aspectos ambientais, sociais, econômicos, culturais e regionais. Diante disso pesquisadores-extensionistas de várias partes do país tem coordenado junto às famílias assentadas o processo de projeto arquitetônico de suas moradias. Nesse sentido, este trabalho vem apresentar resultados parciais da pesquisa-ação desenvolvida por pesquisadores-extensionistas da Universidade Federal de Viçosa [MG], realizada pelo projeto “A participação das famílias nos projetos de habitação, saneamento e produção em assentamentos de Reforma Agrária” no assentamento Olga Benário, localizado no município de Visconde do Rio Branco [MG].

https://doi.org/10.20396/lobore.v3i1.1852
PDF (Português (Brasil))

Citas

FATHY, Hassan. Construindo com o povo: arquitetura para os pobres. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. 233p.

INCRA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Norma de Execução nº 54, de 19 de junho de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 24 de junho de 2009.

JUCKSCH, I. A participação das famílias nos projetos de habitação, saneamento e produção em assentamento de reforma agrária. 32p. Projeto de pesquisa. Departamento de Solos. Universidade Federal de Viçosa, 2008.

NOGUEIRA, R. F. Organização sócio-espacial do assentamento Olga Benário, 2007. 63p. Monografia (Graduação em Geografia) – Departamento de Artes e Humanidades. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.

SHIMBO, Lúcia Z; INO, Akemi. O diálogo entre moradores e arquitetos sobre materiais construtivos sustentáveis para habitação: analisando um processo de pesquisa-ação. Ambiente Construído, Porto Alegre, v.5, n.2, p.39-51, 2005.

SOUZA, Antônio C. M. Os parceiros do rio bonito. 7. ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1987. 284p.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Editora, 1996.

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.