Resumo
O território de São Paulo contém, em seu interior, diferentes paisagens culturais; paisagens que, formadas no curso do tempo, sofreram transformações profundas nos últimos séculos frente aos processos acelerados de substituição da cobertura vegetal pela produção diversificada de gêneros, criação e agricultura de exportação; pela entrada massiva de grupos populacionais procedentes das mais variadas regiões do Brasil e do mundo (cerca de 70 grupos étnicos); pela intensidade da urbanização (entre os séculos XIX e XX); pela complexificação dos sistemas de escoamento (estradas tropeiras, linhas férreas, estradas de rodagem, aviação), entre outros, que permitiram a então Capitania, depois Província e atual Estado vencer a Serra do Mar (que a mantivera isolada da dinâmica colonial ao longo dos séculos XVI a XVIII) e estabelecer vínculos comerciais e produtivos entre as regiões mais interiorizadas e o litoral. Particularmente, nos últimos cento e sessenta anos, a intensidade e força de certos processos, em grande medida externos ao território paulista, se revelaram capazes de apagar (nos limites entre dizimar e incorporar) a presença milenar de populações indígenas, ao mesmo tempo em que diluir marcas centenárias de constituição cultural original (indígenas e européias) para dar lugar a paisagens plenamente alteradas em suas bases econômicas, sociais, culturais e políticas originais. A expressão “paulista”, utilizada para caracterizar um povo diferente pelos hábitos, língua, costumes e formas de vida mestiça, passou em pouco tempo a designar uma população disforme pelos tantos aspectos culturais, vínculos e motivações agora associadas ao capital transnacional. No estudo da Região Metropolitana de Campinas encontramos testemunhos das diferentes paisagens.
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