Foco e Escopo

Manuscrito é uma revista internacional que publica artigos sobre um amplo espectro de temas filosóficos, especialmente das áreas de História da Filosofia, Filosofia da Linguagem, Filosofia das Ciências Formais, Epistemologia, Ética, Estética, Filosofia Política e Filosofia da Mente. A revista não privilegia nenhuma abordagem filosófica em particular; ao contrário, seu propósito é refletir o progresso da filosofia como um todo, e contribuir para o intercâmbio de idéias e argumentos entre as diferentes escolas contemporâneas de pensamento. Manuscrito publica prioritariamente artigos originais sobre questões relevantes no panorama internacional da filosofia. No entanto, a revista tem uma seção reservada para resenhas críticas de livros selecionados, bem como de artigos particularmente importantes. Como Manuscrito tem o propósito de incrementar o diálogo filosófico internacional, contribuições de qualquer parte do mundo serão bem-vindas e consideradas. Artigos submetidos devem ser em português, inglês, espanhol ou francês.

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;

  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;

  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a Manuscrito trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

Periodicidade

A publicação Manuscrito - Revista Internacional de Filosofia tem a periodicidade semestral.

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)


Fonte: Sucupira/Qualis - 2017.

Fontes de Apoio

 

Histórico do periódico

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447