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PHILOSOPHIA PRIMA COMO REPRAESENTATIO NA FILOSOFIA NATURAL DE HOBBES: EXAME DE FUNDAMENTOS METAFÍSICO-COGNITIVOS COMO COMPLEMENTOS TEÓRICOS DE SEU MATERIALISMO MECANICISTA
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Palavras-chave

Metafísica. Representação. Física. Cognição. Óptica

Como Citar

LEIVAS, Cláudio R. C. PHILOSOPHIA PRIMA COMO REPRAESENTATIO NA FILOSOFIA NATURAL DE HOBBES: EXAME DE FUNDAMENTOS METAFÍSICO-COGNITIVOS COMO COMPLEMENTOS TEÓRICOS DE SEU MATERIALISMO MECANICISTA. Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia, Campinas, SP, v. 34, n. 2, p. 579–616, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8642006. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O ponto de partida da Philosophia prima de Hobbes tem como referência a Física e a Metafísica de Aristóteles. O desenvolvimento posterior de sua Philosophia prima, porém, põe em marcha uma crítica da metafísica aristotélica que conduzirá a um remanejamento teórico de uma série de princípios e conceitos herdados da tradição. Considerada em seu conjunto, a filosofia primeira hobbesiana é constituída por uma definição ampla, isto é, a metafísica definida como ciência do ente enquanto ente (ao invés da clássica definição de ciência do ser enquanto ser), sobre a qual duas definições strictu sensu são erigidas: a metafísica como física geral — dizer o ente (ens) é dizer o corpo (corpus) — e a metafísica como representação. Este paper é um esforço no sentido de compreender essas e outras questões concernentes aos estudos hobbesianos sobre a forma como conhecemos o mundo, as coisas e nós mesmos.

 

Abstract:

The starting point of Philosophia prima of Hobbes has as reference Physics and Metaphysics of Aristotle. The later development of his Philosophia prima, however, sets in motion a critique of Aristotelian metaphysics that will lead to a theoretical reorganization of a series of principles and concepts inherited from tradition. Considered as a whole, the first Hobbesian philosophy consists of a broad definition, that is metaphysics defined as the science of the entity as entity (instead of the classical definition of science of the being as being), on which are erected two strictu sensu definitions: metaphysics as general physics - to say the entity (ens) is to say the body (corpus) - and metaphysics as a representation. This paper is an effort to understand these and other questions related to studies Hobbesian on how we know the world, things and ourselves.

Keywords: Metaphysics. Representation. Physics. Cognition. Optics.

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