Resumo
Em seus livros recentes, Consciousness e Judgement and Justification, William Lycan sugere que a combinação de uma ontologia agregativa e uma epistemologia de cima para baixo’ é capaz de bloquear a objeção, de tipo Ryleano, de que as teorias homunculares em psicologia levam a uma regressão infinita. Segunda a combinação proposta, capacidade e atividades caracterizadas em termos intencionais seriam explicadas por referência a homúnculos. Argumento que o defensor dessa proposta enfrenta um dilema. Se alguma forma de redução de tipo é empregada para bloquear a regressão, a diversidade psicológica fica indevidamente restringida. Mas se o teórico homuncular não usar reduções de tipo, então ou não obterá leis psico-fucionais, ou a regressão não poderá ser impedida. Minha conclusão é que este dilema pode ser resolvido incorporando-se ideias dos últimos escritos de Wittgenstein a uma teoria psicológica homuncular.
Referências
Baker, G.P. and Hacker, P.M.S. (1980). Wittgenstein Understanding and Meaning: Na Analytical Commetary on the Philosophical Investigantions- Volume 1. Chicago: The University of Chicago Press.
Davidson, D. (1982). Essays on Actions and Events. Oxford: Claredon Press.
Dennett, D. (1981). Brainstorms. Cambridge, MA: MIT Press.
Dennett, D. (1989). The Intentional Stance. Cambridge, MA: MIT Press.
Hintikka, M. and Hintikka, J. (1986). Investigating Wittgenstein. Oxford: Basil Blackwell.
Lycan, W. (1987). Consciousness. Cambridge, MA: MIT Press.
Lycan, W. (1988). Judgement and Justification. Cambridge, Cambridge University Press.
Putnam, H. (1988). Representation and Reality. Cambridge, MA: MIT Press.
Wittgenstein. L. (1969). The Blue and Brown Books. Oxford: Basil Blackwell.
Wittgenstein. L. (1978). Remarks on the Foundations of mathematicsm revised edition, Translated by G.E.M. Anscombe. Cambridge MA: MIT Press.
Wittgenstein. L. (1979). Philosophical Investigations, third edition, translated by G.E.M. Anscombe. New York: MacMillan.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1991 Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia