Banner Portal
Intelligence, behavior and internal processing
PDF

Palavras-chave

Psicologismo
Ned Block
Behaviorismo

Como Citar

BIRO, John I. Intelligence, behavior and internal processing. Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 09–33, 1992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8667041. Acesso em: 21 maio. 2024.

Resumo

Em trabalhos recentes Ned Block fornece alguns argumentos novos para mostrar que “o psicologismo é verdadeiro e portanto uma análise behaviorista da inteligência que seja incompatível com este último tem de ser falsa”. Ele elabora um experimento mental no qual uma máquina é programada para exibir comportamento aparentemente inteligente e mostra em que sentido nossa intuição leva-nos a concluir que tal máquina não é realmente inteligente. Tal intuição origina-se no fato de que a máquina e concebida como operando com processos internos aos quais falta uma estrutura interior dotada de um certo tipo de complexidade e que tais processos internos são mecânicos, refletindo apenas a inteligência do programador. A argumentação contra Block é feita em duas direções: em primeiro lugar mostra-se que a origem e a natureza de nossa intuição é incorreta; em segundo que as conclusões que ele extrai a partir do psicologismo não procedem. Embora a intuição que Block invoca possa mostrar que o behaviorismo é falso, isso não equivale a provar que o psicologismo no sentido por ele pretendido seja verdadeiro.

PDF

Referências

Biro, J. (1981). Persons as Corporate Entities and Corporation as Persons, Nature and System vol. 3.

Block, N. (1981). Psychologism and Behaviorism, Philosophical Review vol. 90 n.1 (January), 5-43.

Dennett, D. (1971). Intentional Systems, Journal of Philosophy vol. 68 n. 4, reprinted in Dennett 1978b.

Dennett, D. (1977). A Cure for the Common Code, Mind (April), reprinted in Dennet 1978b.

Dennett, D. (1978a). Artificial Intelligence as Philosophy and as Psychology, in M. Ringle ed. Philosophical Perspectives on Artificial Intelligence (New York, Humanities Press) reprinted in Dennett 1978b.

Dennett, D. (1978b). Brainstorms: Philosophical Essays on Mind and Psychology (Montgomery VT, Bradford Books).

Fodor, J. (1978). Tom Swift and his Procedural Grandmother, Cognition vol. 6 (May), 228-247.

Fodor, J. (1980). Methodological Solipsism Considered as a Research Strategy in Congnitive Science, The Behavioral and Brain Sciences vol. 3, 63-109.

Searle, J. (1980). Minds, Brains and Programs, The Behavioral and Brain Sciences vol. 3, 417-424.

Weizenbaum, J. (1965). ELIZA: A Computer Program for the Study of Natural Language Communication between Man and Machine, Communications of the Association for Computing Machinery vol. 9, 36-45.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1992 Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia

Downloads

Não há dados estatísticos.