Banner Portal
A multilayer perspective on human cognition
PDF

Palavras-chave

Conexionismo
Ciência cognitiva
Computação mental

Como Citar

DEL NERO, Henrique Schützer; PIQUEIRA, José Roberto Castilho. A multilayer perspective on human cognition: a speculative overview. Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 153–167, 1992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8667087. Acesso em: 21 maio. 2024.

Resumo

Este artigo contém algumas ideias sobre uma disciplina recentemente criada, que se chama Neuropsiquiatria Cognitiva. As bases principais desta disciplina são as seguintes: (1) Um novo modelo de Psicopatologia que pode ser construído a partir de algumas noções tiradas de conexionismo. (2) A relação entre o desvio quantitativo no nível sináptico e a sensação patológica qualitativa no nível mental, comum em psiquiatria clínica. (3) Arquiteturas conexionistas podem servir como algoritmos interessantes para explicar esta relação. (4) A relação entre o mental e o físico deve ser explicada não em termos das disposições, mas em termos do mecanismo que internaliza a psicologia “folk” e as expressões intencionais. (5) Em tal mecanismo acontecem coisas segundos as leis da Física, mas a sensação é que nos níveis mentais e sociológicos superiores coisas como crenças e liberdade realmente existem. Se isto é erro do ponto de vista físico, é a pré-condição da construção do homem social. Segundo esta visão dos fenômenos conscientes, a individualidade e as categorias mentais não são descrições ou interpretações fora de qualquer sistema cognitivo, mas são conceitos absolutamente necessários que sustentam as estruturas profundas da condição humana.

PDF

Referências

Clark, A. (1989). MIcrocognition: Philosophy, Cognitive Science and Parallel Distributed Processing. Cambridge, Mass. : MIT Press.

Del Nero, H. (1991). O problema da mente na Ciência Cognitiva. Master dissertation (USP).

Hooker, C. (1981). Towards a General Theory of Reduction in Dialogue vol. XX 1-3.

Lycan, W. (1987). Consciousness. Cambridge, Mass. : MIT Press.

Nadel, L. et al. (ed) (1900). Neural Connections, Mental Computation. Cambridge, Mass. : MIT Press.

Piqueira, J. R. (1991). Estabilidade Estrutural. In Coleção Documentos IEA-USP.

Rumelhart, D. & McClelland, J. (1988). (ed): Parallel Distributed Processing. Vol. 1 and 2. Cambridge, Mass. : MIT Pres).

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1992 Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia

Downloads

Não há dados estatísticos.