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Hacia un modelo de la historia epistémica occidental
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Palavras-chave

H. von Foersters
H. Atlan
Auto-organização
Filosofia da biologia
História da epistemologia

Como Citar

NUDLER, Oscar. Hacia un modelo de la historia epistémica occidental. Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 7–29, 1991. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8666790. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Um modelo da história das epistemes (formas de organização do mundo) ocidentais é apresentado. O modelo inspire-se na teoria dos sistemas vivos, auto-organizados, tal qual apresentada nos trabalhos de H. von  Foersters, H. Atlan e outros. A história de um sistema complexo, que passou por períodos de ordem (nos quais uma episteme domina o sistema) e desordem (sem uma episteme nitidamente dominante). As vantagens do modelo são postas em evidência comparando-o com modelos alternativos existentes. Porém, uma limitação do modelo surge pela consideração do ceticismo. Este revela-se ser uma anti-episteme, uma espécie de força subversiva do sistema epistêmico, que não pode ainda ser nele integrada, apesar das várias reorganizações que nele ocorreram. As consequências de tal limitação são examinadas e sugerem-se certos rumos que a história epistémica ocidental poderá vir a tomar no futuro.

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