Abstract
O problema de distinguir entre o ser natural e o artefato parece ser satisfatoriamente resolvido pela caracterização clássica da Física de Aristóteles. Entretanto, Guilherme de Ockham propôs uma modificação importante dessa distinção. Embora proposta em condições de desenvolvimento científico e tecnológico precárias, a teoria de Ockham parecia ser adequada a condições muito posteriores. Este artigo estuda a teoria de Ockham, tal qual desenvolvida nas Summula Philosophia Naturalis (Parte I, Caps. 25-6).
References
Bolzan, J.E. (1987). Ente natural, Artefacto y natural-facto, Revista de Filosofia 20: 264-269.
Brampton, C.K. (1964). Ockham and his authorship of the Summulae in libros physicorum, Isis 55: 416-426.
Corvino, F. (1964). II significato del termine ‘natura’ nelle opere filosofiche di Occam. En: La filosofia dela natura nel Mediovo (Atti del Terzo Congresso Internazionale di filosofia Medioevale). Milano: Vita e Pensiero, pp. 605-615.
Larre, O.L. (Por salir). El tema del infinito em Ockham, Revista de Filosofia (Mexico).
Larre, O.L. y Bolzan, J.E. (1980). El Problema espistemólogico em Ockham y la autencidad de su Philosophia Naturalis, Anuario Filosofico (España) 13: 67-88.
Larre, O.L. y Bolzan, J.E. (1982). El problema del movimento em la Philosophia Naturalis atribuída a Ockham , Anuario Filosófico (Espãna) 15:177-196.
Larre, O.L. y Bolzan, J.E. (1983). La teria de la matéria según la Philosophia Naturalis atribuída a Guilhermo de Ockham, Anuario Filósofico (Espãna) 16: 141-157.
Leibold, G. (1982). Zum Problem der Finalität bei Wilhelm von Ockham. Philosophisches Jahrbuch 89: 372-374.
Miethke, J. (1967). Ockhams Summulae in libros Physicohum eine nichtauthentishe Scrift?, Archivum Franciscanum Historicum 60: 57-78.
Ockham, W. (1984). Summulae Philosophiae Naturalis. New York: St. Bonaventure University. [En adelante citada por comodidade como Summ.].
Weisheipl, J. (1968), “Ockham and some Mertonians”, Medieval Studies 30: 165-213.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1990 Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia