Participação e deliberação na internet: Um estudo de caso do orçamento participativo digital de Belo Horizonte

Autores

  • Rafael Cardoso Sampaio Universidade Federal da Bahia
  • Rousiley Celi Moreira Maia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Internet. Democracia. Orçamento participativo

Resumo

Esse artigo busca avaliar trocas discursivas realizadas no fórum online do orçamento participativo digital (OPD) de Belo Horizonte, Brasil. Para tanto, é formulado um modelo de análise das discussões entre os cidadãos participantes do programa baseado nas teorias de democracia deliberativa. São analisadas as mensagens dos usuários (n=375) postadas na ferramenta de comentários do site do OPD. Os resultados apontam que os aspectos discursivos concernentes à reciprocidade e à reflexividade se mostraram relativamente escassos; entretanto, o respeito pelos outros interlocutores, bem como a construção da justificativa dos pontos de vista expressos no fórum, alcançaram índices elevados, mesmo não havendo empowerment da ferramenta ou incentivo por parte da Prefeitura. Conclui-se que a internet pode, efetivamente, oferecer ambientes voltados para o estabelecimento de trocas discursivas qualificadas e que, mesmo nos casos onde há baixos índices de deliberatividade, há progressos importantes do ponto de vista do aprendizado a que são expostos os usuários.

 

Abstract:

This paper aims to examine how political conversations take place on the online forum offered as part of the Digital Participatory Budget (OPD) in a Brazilian city, Belo Horizonte. The authors propose an analytical model based on deliberative theories in order to investigate the discussions over this participatory program. The main sample consists of the messages posted by the users (n=357) on the commentaries section. The results show that reciprocity and reflexivity among interlocutors are rare; however, the respect among the interlocutors and the justification levels in several arguments were high during the discussion. The authors conclude that, even in a situation in which there is no empowerment offered by of the digital tools, the internet can effectively provide environments to enhance a qualified discursive exchange. In spite of low levels of deliberativeness, the case study shows that there are important gains concerning social learning among the participants.

Keywords: internet; democracy; participatory budgeting

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Biografia do Autor

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador do grupo de pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) da UFMG, do Centro de Estudos Avançados em Governo Eletrônico e Democracia Digital (CEADD) da UFBA e do Centro de Estudos do Governo (CEGOV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Rousiley Celi Moreira Maia, Universidade Federal de Minas Gerais

É Professora Titular do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Obteve seu mestrado e doutorado em ciência política pela University of Nottingham, Inglaterra (em 1989 e 1992 respectivamente) e pós-doutorado no Boston College, Estados Unidos (2010-2011). Coordena atualmente projeto de cooperação bilateral com a Universidade de Mannheim, Alemanha (CNPq/DFG), tendo já estabelecido colaboração com o Labcom, Universidade de Beira Interior, Portugal (Capes/FCT), com a Facom, UFBA (Procad/Capes) e University of Stockholm, Suécia.

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, Universidade Federal do Ceará

Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Paraná. Pesquisador da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). Pós-Doutor em Comunicação Social (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor (2008) e Mestre (2004) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Possui Graduação em Jornalismo (2001) pela Universidade Federal do Ceará, com certificado "Magna Cum Laude". 

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Publicado

2015-10-27

Como Citar

SAMPAIO, R. C.; MAIA, R. C. M.; MARQUES, F. P. J. A. Participação e deliberação na internet: Um estudo de caso do orçamento participativo digital de Belo Horizonte. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 446–477, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641359. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos