Financiamento de campanha e apoio parlamentar à agenda legislativa da indústria na câmara dos deputados

Autores

  • Manoel Leonardo Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Batista Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Dalson Britto Figueiredo Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Enivaldo Carvalho Rocha Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Financiamento de campanha. Comportamento legislativo. Indústria. CNI

Resumo

Qual é o efeito do financiamento de campanha sobre o comportamento do parlamentar? Este artigo analisa a votação dos deputados federais brasileiros (1999-2007) em relação aos projetos de interesse da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Metodologicamente, o artigo combina estatística descritiva e multivariada para testar a hipótese de que quanto maior é o financiamento de campanha pela indústria, maior é a cooperação do parlamentar com os interesses desse setor. Foram utilizados análise de cluster e modelos de regressão logístico e de Poisson para estimar o efeito do financiamento de campanha sobre a cooperação do parlamentar com o setor da indústria. Os resultados confirmam parcialmente a hipótese. Não foi encontrada relação entre o financiamento da indústria e a cooperação dos parlamentares, mas confirma-se que a proporção de recursos corporativos influencia positivamente a cooperação dos parlamentares brasileiros com os interesses da CNI, controlando por diferentes variáveis. Esses resultados se alinham à literatura internacional sobre o tema, que encontra uma relação positiva entre contribuições de campanha e comportamento congressual.

 

Abstract:

What is the effect of campaign financing on the behavior of congressman? This article analyzes the vote of Brazilian federal deputies (1999-2007) in relation to the projects of interest to the National Confederation of Industry (CNI). Methodologically, the article combines descriptive statistics and multivariate analysis to test the hypothesis that, the higher the campaign financing by industry, greater parliamentary cooperation with the interests of this sector. We use cluster analysis, logistic regression models and Poisson to estimate the effect of campaign financing on cooperation. The results confirm the hypothesis partially. Relationship between industry funding and cooperation of parliamentarians was not found, but it is confirmed that the proportion of corporate resources influences positively the cooperation of Brazilian parliamentarians with the interests of the CNI, controlling by different variables. These results align to the international literature about the subject that finds a positive relationship between campaign contributions and Congressional behavior.

Keywords: campaign finance; legislative behavior; industry; National Confederation of Industry

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Biografia do Autor

Manoel Leonardo Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Dep. de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco/Universidad de Salamanca (ES). Tem formação em metodologia da pesquisa em Ciência Política pela Escuela de Métodos e Analisis Socio-político de la Universidad de Salamanca e pelo Programa de Métodos Quantitativos (MQ) da UFMG. 

Mariana Batista Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem interesse em estudos acerca da dinâmica interna do Poder Executivo, análise e avaliação de políticas públicas, corrupção e autonomia e controle das agências reguladoras.

Dalson Britto Figueiredo Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política, vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP - UFPE) e coordenador científico do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPPP - UFPE). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2012). Foi pesquisador visitante na Universidade de Indiana (Bloomington, 2014), na William Mitchell College of Law (Saint Paul, 2011) e na Universidade de Wisconsin (Madison, 2009). Mestre em Ciência Política (UFPE, 2009) e bacharel em Ciências Sociais (UFPE, 2005) com graduação sanduíche na Universidade do Texas (Austin, 2003).

Enivaldo Carvalho Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco e chefe do departamento de Ciência Política. Tem experiência na área de probabilidade e estatística, com ênfase em probabilidade e estatística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos, regressão, modelos lineares, análise multivariada e simulação.

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Publicado

2015-11-03

Como Citar

Santos, M. L., Silva, M. B., Figueiredo Filho, D. B., & Rocha, E. C. (2015). Financiamento de campanha e apoio parlamentar à agenda legislativa da indústria na câmara dos deputados. Opinião Pública, 21(1), 33–59. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641575

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