Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro

Autores

  • Carlos Oliveira Universidade de Brasília
  • Mathieu Turgeon Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ideologia. Atitudes políticas. Opinião pública. Sofisticação política. Preferências políticas

Resumo

Este artigo aborda o papel das ideologias esquerda e direita sobre o comportamento político do eleitorado brasileiro, com foco na constrição que essas ideologias devem gerar sobre suas preferências políticas. Em outras palavras, avalia se o eleitor estrutura suas atitudes políticas em consonância com a ideologia de que diz ser adepto. Usando dados de survey do Estudo Eleitoral Brasileiro (Eseb), os achados indicam que parte significativa do eleitorado do Brasil nem se autoposiciona ideologicamente. Pior ainda, a ideologia declarada por poucos eleitores não constringe suas preferências políticas. Seguramente, a grande maioria dos eleitores não conhece a complexidade envolta no antagonismo programático de cada lado do espectro ideológico. Conclui-se, portanto, que as ideologias não são importantes para o comportamento político do eleitorado brasileiro.

Abstract
This article explores the role of ideology (left and right) in the Brazilian mass electorate. Specifically, we are interested in examining how ideology constrains the political preferences of Brazilians. Or, said differently, this article explores if Brazilians make use of ideology to structure their political preferences. Using data from the Brazilian Electoral Study Collection (Eseb), we find that many Brazilian voters do not place themselves on a left-right ideological scale when asked to. Moreover, among those voters that place themselves on a left-right ideological scale, we find that ideology does not structure their political preferences. In other words, ideology does not constrain political preferences. To be sure, the notions of left and right do not mean much for the Brazilian electorate.

 Keywords: Ideology; Political attitudes. Public opinion. Political Sophistication. Political preferences

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Biografia do Autor

Mathieu Turgeon, Universidade de Brasília

Possui graduação em Economia - Université de Montréal (1998), mestrado em Economia - Université de Montréal (2000) e doutorado em Ciência Política - University of Texas at Austin (2006). 

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Publicado

2015-12-11

Como Citar

Oliveira, C., & Turgeon, M. (2015). Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro. Opinião Pública, 21(3), 574–600. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8642208

Edição

Seção

Artigos