Party cues no Brasil? Um teste crucial da capacidade do sistema de partidos brasileiro em influenciar a opinião pública

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Palavras-chave:

Pistas partidárias, Aprovação governamental, Mídia, Voto econômico, Funções de popularidade, Análise multinível

Resumo

Este artigo apresenta um teste crucial da teoria das pistas partidárias (party cues) ao investigar a associação entre as posições legislativas do sistema de partidos políticos brasileiro, numa dimensão governo-oposição, e a avaliação governamental feita por seus simpatizantes. O contexto do teste é o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), marcado por sucessivas crises econômicas, o que tenderia a reduzir o poder de influência dos partidos sobre a opinião pública, frente ao tradicional poder explicativo das teorias do voto econômico e das funções de popularidade. Os resultados, baseados em modelos multiníveis a partir da análise de sete surveys, sugerem que as pistas partidárias funcionam inclusive num país como o Brasil e no contexto adverso escolhido nesse teste empírico. Os achados indicam ainda que as pistas partidárias são mais fortes segundo a relevância midiática de cada partido.

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Biografia do Autor

Wladimir Gramacho, Universidade de Brasília

Doutorado em Ciência Política pela Universidade de Salamanca. Professor Assistente da Universidade de Brasília.

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Publicado

2021-09-08

Como Citar

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