Banner Portal
Um modelo para medir os efeitos da cobertura da imprensa no voto: teste nas eleições de 2002 e 2006
PDF

Palavras-chave

Cobertura da imprensa. Voto. Eleições presidenciais. Efeito da mídia

Como Citar

MUNDIM, Pedro Santos. Um modelo para medir os efeitos da cobertura da imprensa no voto: teste nas eleições de 2002 e 2006. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 394–425, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641357. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a construção e o teste de um modelo voltado para medir o efeito da cobertura da imprensa no voto dos eleitores. O período de análise são as eleições presidenciais de 2002 e 2006. A variável dependente são as séries históricas de intenção de voto dos principais candidatos. A variável explicativa de maior interesse foi construída a partir da análise de conteúdo da cobertura eleitoral de quatro grandes jornais do país: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. Os resultados dos testes indicaram que o modelo funcionou satisfatoriamente e que a cobertura da imprensa foi, sim, um fator importante das disputas eleitorais de 2002 e 2006. Em ambos os pleitos as intenções de voto de seis dos oito principais candidatos ao cargo de Presidente da República foram afetadas pelos fluxos de informação provenientes da cobertura da imprensa.

 

Abstract:

This article presents the construction and test of a model developed to measure the effects of the press coverage in voting. The period of analysis are the presidential elections of 2002 and 2006. The dependent variable are the historical voting intentions series of the main candidates. The main independent variable was constructed from the content analysis focusing on the electoral coverage by the following Brazilian newspapers: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo and Jornal do Brasil. The test results showed that the model worked well, and that the press coverage was indeed an important factor in the electoral disputes of 2002 and 2006. In both elections the voting intentions of six among the eight main presidential candidates were affected by the information flows coming from the press coverage.

Keywords: press coverage; voting; presidential elections; media effects

PDF

Referências

ALDÉ, A. As eleições presidenciais de 2002 nos jornais. In: RUBIM, A. (org). Eleições presidenciais de 2002 no Brasil. São Paulo: Hacker Editores, 2004.

ALDÉ, A; FIGUEIREDO, M. F; MENDES, G. Imprensa e eleições presidenciais: natureza e consequências da cobertura das eleições de 2002 e 2006. In: LIMA, V. (org.). A Mídia nas Eleições de 2006. São Paulo: Editora Fund. Perseu Abramo, 2007.

ALLEN, R. L; IZCARAY, F. “Nominal agenda diversity in a media-rich, less-developed society”. Communication Research, vol.15, nº1, p.29-50, 1998.

ALMEIDA, C. A. Por que Lula? Rio de Janeiro: Record, 2006.

ALVAREZ, R. M. Information and elections. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1998.

AZEVEDO, F. A. Democracia e mídia no Brasil: Um balanço dos anos recentes. In: GOULART, J. O. (org.). Mídia e Democracia. São Paulo: Annablume, 2006.

BAKER, A; AMES, B.; RENNÓ, L. “Social context and campaign volatility in new democracies: networks and neighborhoods in Brazil's 2002 election”. American Journal of Political Science, vol.50, nº2, p.382-399, 2006.

BARTELS, L. M. “Messages received: the political impact of media exposure”. American Political Science Review, vol.87, nº2, p.267-285, 1993.

BARTELS, L. M. Presidential primaries and the dynamics of public choice. Princeton: Princeton University Press, 1988.

BAUM, M. Soft News Goes to War. Princeton: Princeton University Press, 2003.

BAUM, M; KERNELL, S. “Economic class and popular support for Franklin Roosevelt in War and Peace”. Public Opinion Quarterly, vol.65, nº2, p.198-229, 2001.

BELTRÁN, U. “The combined effects of advertising and news coverage in the mexican presidential campaign of 2000”. Political Communication, vol.24, nº1, p.37- 64, 2007.

BOAS, T. “Television and neopopulism in Latin America: Media effects in Brazil and Peru”. Latin American Research Review, vol.40, nº2, p.27-49, 2005.

BORBA, F. M. Razões para a escolha eleitoral: A influência da campanha política na decisão do voto em Lula durante as eleições presidenciais de 2002. Dissertação de Mestrado em Ciência Política, IUPERJ, 2005.

BRANDT, P. T; WILLIAMS, J. T. Multiple time series models. Thousand Oaks: Sage Publications, 2007.

BUENO, R. Econometria de séries temporais. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

BURDEN, B. C. “When bad press is good news? The surprising benefits of negative campaign coveage”. Press/Politics, vol.3 nº7, p.76-89, 2000.

CAMARGOS, M. B. “Do bolso às urnas: a influência da economia na escolha entre Fernando Henrique e Lula nas eleições de 1998”. Dissertação de Mestrado em Ciência Política, IUPERJ, 1999.

CAMPBELL, A. et al. The American voter: an Abridgment. New York: John Wiley & Sons, 1967.

CARREIRÃO, Y. A decisão do voto nas eleições presidenciais brasileiras. Rio de Janeiro/Florianópolis: Editora FGV, Editora da UFSC, 2002.

CERVI, E. U. Opinião pública e política no Brasil: O que o brasileiro pensa sobre política e porque Isso interessa à democracia. Tese de Doutorado em Ciência Política, IUPERJ, 2006.

CHAFFEE, S. H.; CHOE, S. Y. “Time of decision and media use during the FordCarter Campaign”. Public Opinion Quarterly, vol.44, p.53-69, 1980.

COIMBRA, M. A mídia teve algum papel durante o processo eleitoral de 2006. In: LIMA, V. (org.). A Mídia nas Eleições de 2006. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

COLLING, L. “Eleições 2006: pesquisas indicam que há vida além da mídia”, Observatório da Imprensa, ano 12(392), 2006a. Disponível em: <http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=396IMQ003>.

COLLING, L. “Teorias da conspiração: Os objetos de análise mudam, os analistas ficam no mesmo”, Observatório da imprensa, ano 12(393), 2006b. Disponível em: <http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=399JDB009>.

COMSTOCK, G.; SCHARRER, E. The psychology of media and politics. New York: Elsevier University Press, 2005.

DALTON, R. J.; BECK, P. A.; HUCKFELDT, R. “Partisan cues and the media: information flows in the 1992 Presidential elections”. American Political Science Review, vol.92, nº1, p.111-126, 1998.

DOWNS, A. Uma teoria econômica de democracia. São Paulo: EDUSP, 1999 (1957).

DRUCKMAN, J. N. “Media matter: How newspapers and television news cover campaigns and influence voters”. Political Communication, vol.22, nº4, p.463-481, 2005.

FIGUEIREDO, M. F. “Intenção de voto e propaganda política: Efeitos da propaganda eleitoral”. Logos, nº27, p.9-20, 2007.

FIORINA, M. P. Retrospective voting in american nacional elections. New Haven: Yale University Press, 1981.

GAVIN, N. T; SANDERS, D. “The press and its influence on british political attitudes under new labour”. Political Studies, vol.51, p.573-591, 2003.

GELMAN, A; KING, G. “Why are american presidential election campaign polls so variable when votes are so predictable?”. British Journal of Political Science, vol.23, nº4, p.409-451, 1993.

GITLIN, T. “Media sociology: The dominat paradigm”. Theory and Society, vol.6, nº2, p.205-253, 1978.

GRABE, M. E.; KAMHAWI, R.; YEGIYAN, N. “Informing citizens: How people with different levels of education process television, Newspaper, and Web News”. Journal of Broadcasting & Electronic Media, vol.53, nº1, p.90-111, 2009.

GUJARATI, D. Basic Econometrics. New York: McGraw-Hill Book Company, 1978.

HIBBS, D. A. The american political economiy: Macroeconomics and electoral politics. Cambridge: Harvard University Press, 1987.

HOLBROOK, T. M. Do campaings matter? Thousand Oaks: Sage Publications, 1996.

HUGHES, S.; LAWSON, C. “The barriers to media opening in Latin America”.

Political Communication, vol.22, p.9-25, 2005.

IYENGAR, S. Is anyone responsible? How television frames political issues. Chicago: The University of Chicago Press, 1991.

IYENGAR, S.; KINDER, D. News that matter: Television and american opinion. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.

JAKOBSEN, K. A cobertura da mídia impresa aos candidatos nas eleições presidenciais de 2006. In: LIMA, V. (org). A Mídia nas Eleições de 2006. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

KEELE, L.; KELLY, N. J. “Dynamic models for dynamic theories: The ins and outs of lagged dependent variables”. Political Analysis, vol.14, nº2, p.186-20, 2006.

KEY, V. O. The responsible electorate. Cambridge: Harvard University Press, 1966.

KIEWIET, D. R. Macroeconomics and Micropolitics. Chicago: The University of Chicago Press, 1983.

KMENTA, J. Elements of Econometrics. New York: Macmillan Publishing Co., 1971.

KRAMER, G. H. “The ecological fallacy revisited: Aggregate versus individual-level findings on economics and elections, and sociotropic voting.” Social Science Working Paper, dez. 1981.

LAZARSFELD, P. F.; BERELSON, B. & GAUDET, H. The people's choice. New York: Columbia University Press, 1948 (1944).

LAWSON, C. Building the forth state: Democratization and the rise of a free press in Mexico. Berkeley: University of California Press, 2002.

LAWSON, C.; MCCANN, J. A. “Television news, Mexico's 2000 elections and media effects in emerging democracies”. British Journal of Political Science, vol.35, p.1-30, 2005.

LIMA, V. A. Mídia: Crise política e poder no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

LOURENÇO, L. “Abrindo a caixa-preta: da indecisão à escolha – A eleição presidencial de 2002”. Tese de Doutorado em Ciência Política, IUPERJ, 2007.

MCCOMBS, M. E.; SHAW, D. L. “The agenda-setting function of mass media”. Public Opinion Quarterly, vol.26, p.176-187, 1972.

MCDOWALL, D. et al. Interrupted time series analysis. Thousand Oaks: Sage Publications, 1980.

MENDES, M. T.; VENTURI, G. “Eleição presidencial: o Plano Real na sucessão de Itamar Franco”. Opinião Pública, vol.2, nº2, p.39-48, 1994.

MUNDIM, P. S. “Imprensa e voto nas eleições presidenciais brasileiras”. Tese de Doutorado em Ciência Política, IUPERJ, 2010.

NEVES, F. Telejornalismo e poder nas eleições presidenciais. São Paulo: Summus Editorial, 2008.

PAGE, B. I.; SHAPIRO, R. Y. The rational public. The University of Chicago Press, 1992.

PATTERSON, T. E. The mass media election. New York: Preager Publishers, 1980.

POPKIN, S. L. “Changing media, changing politics”. Perspectives on Politics, vol.4, nº2, p.327-341, 2006.

POPKIN, S. L. The Reasoning Voter. Chicago: The University of Chicago Press, 1991.

PORTO, M. “Framing controversies: television and the 2002 presidential election in Brazil”. Political Communication, vol.24, nº1, p.19-36, 2007.

RENNÓ, L. “Escândalos e voto: as Eleições presidenciais brasileiras de 2006”. Opinião Pública, vol.13, nº2, p.260-282, 2007.

RENNÓ, L.; SPANAKOS, A. P. “Fundamentos da economia, mercado financeiro e intenção de voto: As eleições presidenciais brasileiras de 1994, 1998 e 2002”. Dados, vol.49, nº1, p.11-40, 2006.

ROMER, D. Time Series Models. In: ROMER, D. et al. Capturing campaign dynamics. Oxford: Oxford University Press, 2004.

RUBIM, A.; AZEVEDO, F. A. “Mídia e política no Brasil: Textos e agenda de pesquisa”. Lua Nova, vol.43, nº1, p.189-216, 1998.

SEMETKO, Holli A. The media. In: LEDUC L., NIEMI, R.; NORRIS, P. (org.). Comparing Democracies. Thousand Oaks: Sage Publications, 1996.

SHAPIRO, R. Y. et al. “Influência da mídia no apoio a candidatos à presidência em eleições primárias: teoria, método e evidência”. Opinião Pública, vol.2, nº1, p.3-18, 1994.

SHAW, D. R. “The impact of news media favorability and candidate events in presidential campaigns”. Political Communication, vol.16, p.183-202, 1999.

SHAW, D. R.; ROBERTS, B. E. “Campaign events, the media and the prospects of victory: the 1992 and 1996 US presidential elections”. British Journal of Political Science, vol.30, p.259-289, 2000.

SINGER, A. Esquerda e direita no eleitorado brasileiro. São Paulo: EDUSP, 2000.

STRAUBHAAR, J.; OLSEN; NUNES, M. C. The brazilian case: Influencing the toter. In: SKIDMORE, T. E. (org.). Television, Politics, and the Transition to Democracy in Latin America. Baltimore: The John Hopkins University Press, The Woodrow Wilson Center Press.

WOOLDRIDGE, J. M. Introdução à econometria. São Paulo: Thomson, 2007.

ZALLER, J. R. The myth of massive media impact revived: New support for a discredited idea. In: MUTZ, D. C.; SNIDERMAN, P. M.; BRODY, R. (orgs.). Political persuasion and attitude change. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1996.

ZALLER, J. R. The nature and origins of mass opinion. Cambridge: University Press, 1992.

ZALLER, J. R.; PRICE, VOL. “Who gets the news? Alternative measures of news reception and their implications for research.” Public Opinion Quarterly, vol.57, p.133-164, 1993.

A Opinião Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.