Banner Portal
O poder democrático do ensino superior
PDF

Palavras-chave

Escolaridade
Democracia
Cultura democrática
Conhecimento político
São Paulo

Como Citar

SILVA, Diego Moraes; KEMER, Thaise; MONT’ALVERNE , Camila. O poder democrático do ensino superior: associação entre escolaridade e adesão à democracia na cidade de São Paulo . Opinião Pública, Campinas, SP, v. 29, n. 1, p. 102–132, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8673352. Acesso em: 7 jul. 2024.

Resumo

A educação é frequentemente vista como solução para déficits democráticos, mas seu papel nas atitudes políticas ainda é pouco compreendido. Este artigo investiga a associação entre escolaridade e adesão à democracia em São Paulo. Partindo de uma amostra representativa com 2.417 entrevistas, a análise do contexto paulistano se mostra oportuna para o estudo, já que a cidade é caracterizada por melhores notas em avaliações educacionais e possui relevante histórico de engajamento político. Utilizando modelos hierárquicos de regressão, encontrou-se que a escolaridade é um preditor significativo da adesão à democracia, ao passo que níveis mais altos de escolaridade estão associados a uma maior adesão. Os resultados divergem de achados de outros trabalhos que consideram o Brasil como um todo: ao contrário deles, encontramos que o acesso à educação superior é um fator-chave para a valorização da democracia.

PDF

Referências

ACEMOGLU, D., et al. “From education to democracy?”. American Economic Review, vol. 95, n° 2, p. 44-49, 2005.

ALMEIDA, C. A. A cabeça do brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Record, 2007.

ALMOND, G. A. The intellectual history of the civic culture concept. In: ALMOND, G. A.; VERBA, S. (Eds.). The civic culture revisited. Newbury Park, United States: SAGE Publications, p. 1-36, 1989.

ALMOND, G. A.; VERBA, S. The civic culture: political attitudes and democracy in five nations. 3ª ed. Newbury Park, United States: SAGE Publications, 1989.

BARRO, R. J. “Determinants of democracy”. Journal of Political Economy, vol. 107, n° 6, p. S158-S183, 1999.

BERINSKY, A. J.; LENZ, G. S. “Education and political participation: exploring the causal link”. Political Behavior, vol. 33, n° 3, p. 357-373, 2011.

BORBA, J.; RIBEIRO, E. A. “Adesão à democracia e educação escolar no Brasil (1989-2018): Considerações a partir das teorias da legitimidade política”. Educação & Sociedade, vol. 42, p. 1-22, 2021.

CANO, W. Raízes da concentração industrial em São Paulo. Campinas, Brasil: Editora UNICAMP, 2007.

CARNEVALE, A., et al. The role of education in taming authoritarian attitudes. Washington: Georgetown University Center on Education and the Workforce, 2020.

CASALECCHI, G.; BRAGA, M. S. “Existe uma cultura política 'paulistana'? Comparando surveys locais e nacionais”. Teoria & Pesquisa: Revista de Ciência Política, vol. 29, n° 2, p. 132-158, 2020.

CASTRO, J. A. “Evolução e desigualdade na educação brasileira”. Educação & Sociedade, vol. 30, n° 108, p. 673-697, 2009.

CHONG, A.; GRADSTEIN, M. “On education and democratic preferences”. Economics and Politics, vol. 27, n° 3, p. 362-388, 2015.

COLISTETE, R. P. “Contando o atraso educacional: despesas e matrículas na educação primária de São Paulo (1880-1920)”. Dados, vol. 62, n° 2, p. 1-37, 2019.

COMIN, Á., et al. (Eds.). Metamorfoses paulistanas: atlas geoeconômico da cidade. São Paulo, Brasil: Editora UNESP, 2012.

CONVERSE, P. Change in the American electorate. In: CAMPBELL, A.; CONVERSE, P. (Eds.). The human meaning of social change. New York, USA: Russell Sage Foundation, p. 263-338, 1972.

DELLI CARPINI, M.; KEETER, S. What Americans know about politics and why it matters. New Haven: Yale University Press, 1996.

DEWEY, J. Democracia e educação. São Paulo, Brasil: Editora Ática, 2008.

DIAS, A. L. Escolaridade e engajamento cívico e político dos brasileiros. [s.l.] UNESP, 2018.

ECKSTEIN, H. Case study and theory in political science. In: GOMM, R.; HAMMERSLEY, M.; FOSTER, P. (Eds.). Case study method. Thousand Oaks: SAGE Publications, p. 288, 2009.

FISCHER, B. B.; QUEIROZ, S.; VONORTAS, N. S. “On the location of knowledge-intensive entrepreneurship in developing countries: lessons from São Paulo, Brazil”. Entrepreneurship and Regional Development, vol. 30, n° 5-6, p. 612-638, 2018.

FRANCO, D. S. “A gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1991) e suas consequências”. Pro-Posições, vol. 25, n° (3) 75, p. 103-121, 2014.

FUKS, M.; CASALECCHI, G. A.; DAVID, F. “Qualificando a adesão à democracia: quão democráticos são os democratas brasileiros?”. Revista Brasileira de Ciência Política, n° 19, p. 199-219, 2016.

FUKS, M.; CASALECCHI, G. A.; RIBEIRO, E. A. “Determinantes contextuais da coesão do sistema de crenças democrático: evidências a partir da América Latina”. Revista Brasileira de Ciência Política, n° 28, p. 7-32, 2019.

FURTADO, C. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.

GARRO-ROJAS, L. “Alfabetización mediática en América Latina. Revisión de literatura: temas y experiencias”. Revista Educación, vol. 44, p. 520-532, 2020.

GLAESER, E. L.; PONZETTO, G. A. M.; SHLEIFER, A. “Why does democracy need education?”. Journal of Economic Growth, vol. 12, n° 2, p. 77-99, 2007.

GONÇALVES, A.; MAEDA, M. IDH e a dinâmica intraurbana na cidade de São Paulo. In: MARGUTI, B.; COSTA, M. A.; PINTO, C. (Eds.). Territórios em números: insumos para políticas públicas a partir da análise do IDHM e do IVS de UDHs e regiões metropolitanas brasileiras. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, p. 171-191, 2017.

GOTTLIEB, J. “Greater expectations: a field experiment to improve accountability in mali”. American Journal of Political Science, vol. 60, n° 1, p. 143-157, 2016.

GREENE, W. Econometric analysis. 7ª ed. Boston: Prentice Hall, 2012.

GRIN, E. Estrutura e funcionamento do governo local na cidade-nação de São Paulo: um diálogo com o IDL. In: MORAES, D.; DANTAS, H. (Eds.). Índice de Democracia Local: estudos a partir da experiência de São Paulo. Curitiba: Instituto Sivis, 2021. p. 103-127.

HELENE, O. “Evolução da escolaridade esperada no Brasil ao longo do século XX”. Educação e Pesquisa, vol. 38, n° 1, p. 197-216, 2012.

HELLIWELL, J.; PUTNAM, R. “Education and social capital”. Eastern Economic Journal, vol. 33, n° 1, p. 1-19, 2007.

HILLYGUS, D. S. “The missing link: exploring the relationship between higher education and political engagement”. Political Behavior, vol. 27, n° 1, p. 25-47, 2005.

HOSKINS, B.; JANMAAT, J. G.; VILLALBA, E. “Learning citizenship through social participation outside and inside school: an international, multilevel study of young people’s learning of citizenship”. British Educational Research Journal, vol. 38, n° 3, p. 419-446, 2012.

INEP. Censo da educação superior 2017. Brasília: 2018.

INGLEHART, R.; WELZEL, C. Modernização, mudança cultural e democracia: a sequência do desenvolvimento humano. São Paulo: Editora Francis, 2009.

INSTITUTO SIVIS. Índice de Democracia Local – São Paulo. Curitiba: 2019.

KAM, C. D.; PALMER, C. L. “Reconsidering the effects of education on political participation”. Journal of Politics, vol. 70, n° 3, p. 612-631, 2008.

KOŁCZYŃSKA, M. “Democratic values, education, and political trust”. International Journal of Comparative Sociology, vol. 61, n° 1, p. 3-26, 2020.

LACERDA, F.; SIMONI, S. A relação entre status socioeconômico, religião, disposições atitudinais e participação política: evidências da cidade de São Paulo. In: MORAES, D.; DANTAS, H. (Eds.). Índice de Democracia Local: estudos a partir da experiência de São Paulo. Curitiba: Instituto Sivis, p. 128-148, 2021.

LIPSET, S. M. “Some social requisites of democracy: economic development and political legitimacy”. American Political Science Review, vol. 53, n° 1, p. 69-105, 1959.

LOPES, J.; BENTON, T.; CLEAVER, E. “Young people’s intended civic and political participation: does education matter?”. Journal of Youth Studies, vol. 12, n° 1, p. 1-20, 2009.

MARQUES, E. “Government, political actors and governance in urban policies in Brazil and São Paulo: concepts for a future research agenda”. Brazilian Political Science Review, vol. 7, n° 3, p. 8-35, 2013.

MARQUES, E. “Estrutura social e segregação em São Paulo: Transformações na Década de 2000”. Dados, vol. 57, n° 3, p. 675-710, 2014.

MARQUES, F. P. J.; MONT’ALVERNE, C. “How important is twitter to local elections in Brazil? A Case study of Fortaleza city council”. Brazilian Political Science Review, vol. 10, n° 3, p. 1-35, 2016.

MAYER, A. K. “Does education increase political participation?”. Journal of Politics, vol. 73, n° 3, p. 633-645, 2011.

MEC. Matrículas em cursos de graduação presenciais de nível superior município de São Paulo, 2017.

MIGUEL, L. F.; BIROLI, F. Feminismo e política. São Paulo: Boitempo, 2014.

MOISÉS, J. Á. “Cultura política, instituições e democracia: lições da experiência brasileira”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 23, n° 66, p. 11-41, 2008.

MOISÉS, J. Á.; CARNEIRO, G. P. “Democracia, desconfiança política e insatisfação com o regime: o caso do Brasil”. Opinião Pública, vol. 14, n° 1, p. 1-42, 2008.

MONT’ALVERNE, C.; MORAES, D.; KEMER, T. “Are politically engaged citizens more democratic? A glimpse from Brazil”. International Political Science Review, n° 0, OnlineFirst, p. 1-16, 2022.

MORAES, D.; DANTAS, H. (Eds.). Índice de Democracia Local: estudos a partir da experiência de São Paulo. Curitiba: Instituto Sivis, 2021.

MORAES SILVA, D. R. “Democracia local na cidade de São Paulo: participação e cultura política”. Teoria & Pesquisa: Revista de Ciência Política, vol. 29, n° 2, p. 1-12, 2020.

NASCENTE, R.; SILVA, V. “Formação democrática de diretores (as) de escola no município de São Paulo (2013-2016)”. Revista Educação em Questão, vol. 58, n° 57, p. 1-25, 2020.

NIE, N.; JUNN, J.; STEHLIK-BARRY, K. Education and democratic citizenship in America. Chicago: University of Chicago Press, 1996.

OLIVEIRA, L. F.; GUSSO, D. Trajetória e desafios da educação básica no Brasil. In: MONASTERIO, L.; NERI, M.; SOARES, S. (eds.). Brasil em desenvolvimento 2014: Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 2014.

OLIVEIRA, R. P.; ARAUJO, G. C. “Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação”. Revista Brasileira de Educação, n° 28, p. 5-23, 2005.

PATEMAN, C. Participação e teoria democrática. São Paulo, Brasil: Paz e Terra, 1992.

QUADROS, R., et al. “Força e fragilidade do sistema de inovação paulista”. São Paulo em Perspectiva, vol. 14, n° 3, p. 124-141, 2000.

SCHLEGEL, R. “The decreasing political rewards of education in Brazil”. Brazilian Political Science Review, vol. 4, n° 2, p. 78-103, 2010.

SCHLEGEL, R. A educação brasileira e seus retornos políticos decrescentes. In: MOISÉS, J. Á.; MENEGUELLO, R. (Eds.). A desconfiança política e os seus impactos na qualidade da democracia. São Paulo: Edusp, p. 142-162, 2013.

SCHLEGEL, R. “Impactos políticos da educação: da aposta no novo cidadão à eleição de Bolsonaro”. Educação & Sociedade, vol. 42, p. 1-21, 2021.

TORNEY-PURTA, J. “Patterns in the civic knowledge, engagement, and attitudes of European adolescents: the IEA civic education study”. European Journal of Education, vol. 37, n° 2, p. 129-141, 2002.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Opinião Pública

Downloads

Não há dados estatísticos.