Banner Portal
Produzindo o sentido de um nome de cidade
PDF

Palavras-chave

Semântica. Rio de Janeiro. Enunciação. Nome próprio. Aposto

Como Citar

GUIMARÃES, Eduardo. Produzindo o sentido de um nome de cidade. RUA, Campinas, SP, v. 20, p. 36–48, 2015. DOI: 10.20396/rua.v20i0.8637520. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8637520. Acesso em: 21 jun. 2024.

Resumo

Este texto analisa a relação de significação que atribui ao nome próprio Rio de Janeiro o sentido de cidade maravilhosa. Para isso o trabalho analisa a questão da relação apositiva que acaba por apresentar uma história de enunciações a respeito da cidade do Rio. Neste caso o aposto acaba por apresentar-se como um outro nome para a cidade, havendo assim uma sobreposição de dizeres e tempos do sentido. O sentido do nome Rio de Janeiro (primeiro, nome da baía da Guanabara e, depois, nome da cidade, por metonímia), significa um memorável descritivo que articula o nome com sentidos da beleza do lugar e que se desloca para um sentido avaliativo. Este processo se especifica por uma história de enunciações que se pode localizar na passagem do século XIX para o XX. Tanto este aspecto quando o do próprio funcionamento da relação apositiva mostram aspectos muito particulares da constituição do sentido do nome próprio. E neste caso, a relação apositiva faz uma predicação que se apresenta como própria do sentido de Rio de Janeiro, como se fosse algo que o nome significasse de modo fixo e definitivo.
https://doi.org/10.20396/rua.v20i0.8637520
PDF

Referências

GUIMARÃES, E. (2002) Semântica do Acontecimento. Campinas, Pontes.

GUIMARÃES, E. (2011) “Em Torno de um nome próprio de cidade. Sobre a produção dos sentidos de uma origem”. Cadernos de Estudos Linguísticos, V. 53, n. 2, Campinas, DL-IEL, Unicamp.

GUIMARÃES, E. (2012) “Aposto e nome próprio”. Entremeios, 5. Pouso Alegre, Pósgraduação em Ciências da Linguagem, Univás.

GUIMARÃES, E. (2013) “Enunciação e Sentido: Em Torno de Nomes de Próprios”. Conferência no Encontro Semântica e Enunciação, IEL, Unicamp.

RIBEIRO, J. (1900) História do Brasil. Curso Superior. Rio de Janeiro, Livraria São José.

SALVADOR, Frei V. de (1627) História do Brazil (1500-1627). Curitiba, Juruá, 2011.

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.