Banner Portal
A deriva de sentidos de “Terra da luz” no pós-governo mudancista: uma análise do vídeo Ceará, terra da luz
PDF

Palavras-chave

Análise do discurso. Ceará. Governo das mudanças.

Como Citar

BUSSONS, Aline Maria Freitas. A deriva de sentidos de “Terra da luz” no pós-governo mudancista: uma análise do vídeo Ceará, terra da luz. RUA, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 50–64, 2015. DOI: 10.20396/rua.v20i1.8637537. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8637537. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A partir da análise do vídeo Ceará, terra da luz, discutiremos a deriva de sentidos da expressão “terra da luz” após a ascensão do “governo das mudanças” (quando Tasso Jereissati assume o governo do estado do Ceará nos anos de 1987). Como dispositivo de análise, utilizaremos as práticas de leitura da Análise do Discurso Materialista, nas quais, parte-se do pressuposto fundamental de que o sentido não é uma evidência, mas uma determinação das posições ideológicas em jogo num dado momento sócio-histórico (Pêcheux, 2009:146). Neste texto, portanto, buscaremos compreender o funcionamento discursivo de “terra da luz” em suas relações com a imagem de um Ceará paradisíaco construído pelo discurso turístico dos “governos das mudanças”
https://doi.org/10.20396/rua.v20i1.8637537
PDF

Referências

BELMINO, Silvia H. 2001. A tradição na modernidade ou a (re) significação imagética do Ceará contemporâneo: a propaganda turística dos Governos mudancistas. Tese de doutorado. Brasília, DF: Universidade De Brasília.

BELMINO, Silvia H. 2012. Venga sentir el calor del Caribe brasilero: a construção imagética do Ceará turístico. Conferencia UC-ICA Latinoamérica. Anais de congresso. Santiago de Chile

GIDDENS, Anthony. 1991. As consequências da modernidade. Trad. Raul Filker. – São Paulo: Editora Unesp.

GONDIM, Lídia M. P. 2007. Os “Governos das Mudanças” (1987-1994). In Sousa, Simone de (Org.) Uma nova história do Ceará – 4a ed. rev. e atual. – Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha.

INDURSKY, Freda. 2011 A memória na cena do discurso. In Indursky, Freda; Mittmann, Solange e Ferreira, Maria Cristina Leandro (Orgs.). Memória e história na/da análise do discurso. – Campinas, SP: Mercado de Letras.

LAGAZZI, Suzy. 2009. O recorte significante na memória. In INDURSKY, Freda; LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina; MITTMANN, Solange (Orgs.) O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras. São Carlos: Clara Luz.

NEVES, Frederico de Castro. 2007. “A seca na história do Ceará”. In Souza, Simone de (Org.). Uma nova história do Ceará – 4a ed. rev. e atual. – Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha.

MUNIZ, Cellina Rodriguez. 2004. Uma aldeia que não é mais aldeia: o discurso do paradisíaco na publicidade turística – o caso de Canoa Quebrada. Dissertação de Mestrado. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará.

NECKEL, Nádia Régia Maffi. 2010. Tessitura e tecedura: movimentos de compreensão do discurso artístico no audiovisual. Anais do IX Encontro do CELSUL. Palhoça, SC. Universidade do Sul de Santa Catarina. Disponível in http://www.celsul.org.br/Encontros/09/artigos/Nadia%20Neckel.pdf.

ORLANDI, E. P. Efeitos do verbal sobre o não verbal. Rua. No. 01. Campinas, SP: Labeurb/Unicamp, 1995. p. 35-47

ORLANDI, E. P. 2009. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 5a edição. Campinas, SP: Pontes.

ORLANDI, E. P. 2009. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8a ed. Campinas, SP: Pontes.

PÊCHEUX, Michel. 2010. A análise de discurso: três épocas. In Gadet, Françoise & Hak, Tony (orgs.). Por uma análise automática do discurso. 4a ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp.

PÊCHEUX, Michel. 2009. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Puccinelli Orlandi et al. – 4a ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp.

PÊCHEUX, Michel. 2008. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi. 5a ed. Campinas, SP: Pontes Editores.

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.