Banner Portal
Subjetividade e discurso: a representação da língua (indígena e portuguesa) para professores Terena
PDF

Palavras-chave

Língua. Professor indígena. Discurso. Subjetividade

Como Citar

PORTO, Alessandra Manoel; GUERRA, Vânia Maria Lescano. Subjetividade e discurso: a representação da língua (indígena e portuguesa) para professores Terena. RUA, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 193–210, 2015. DOI: 10.20396/rua.v19i1.8638244. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638244. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho propõe analisar as representações de língua e linguagem no discurso de professores Terena, da Região Aquidauana (MS), enquanto mecanismos de controle e de defesa de uma etnia parcialmente bilíngue frente à sociedade hegemônica. Os procedimentos teóricos e metodológicos recorrem ao método genealógico foucaultiano (1987, 1990, 1992, 1997), às noções de identidade e subjetividade abordadas por Bauman (2005) e Guerra (2010) e às questões de língua discutidas por Cavalcanti e César (2007) e Coracini (2003, 2007), numa visão transdisciplinar permeada pelas relações de poder.

https://doi.org/10.20396/rua.v19i1.8638244
PDF

Referências

BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). 2006. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. 2005. Entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar.

BHABHA, Hommi. 2010. O local da cultura. 5. ed. Trad. Miriam Ávila, Eliana L. Reis e Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. 1999. Referencial Curricular nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental.

CARDOSO, Silvia H. B. 1999. Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica.

CAVALCANTI, Marilda C; CÉSAR América L. Do singular para o multifacetado: o conceito de língua como caleidoscópio. 2007. In: CAVALCANTI, Marilda C, BORTONI-RICARDO, Stella M. (Orgs). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas: Mercado das Letras. p. 45-66.

CORACINI, Maria J. R. F. 2007. A celebração do outro. Arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras.

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.