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Pedagogização do espaço urbano
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Palavras-chave

Cartilhas. Meio ambiente. Divulgação científica. Análise de discurso.

Como Citar

SILVA, Mariza Vieira da; PFEIFFER, Claudia Castellanos. Pedagogização do espaço urbano. RUA, Campinas, SP, v. 20, p. 87–107, 2015. DOI: 10.20396/rua.v20i0.8638247. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638247. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A partir do dispositivo teórico da Análise de Discurso, propomos uma reflexão sobre o funcionamento do discurso científico, quando mobilizado no espaço específico de sua divulgação, com vistas a um objetivo pedagógico: a prática da divulgação científica. Procuramos mostrar, em nossa reflexão e análise, por meio da textualidade de cartilhas temáticas, o modo como vai se construindo uma sustentação para os sentidos da relação entre o homem e o meio ambiente, na indistinção de argumentos, configurados por um discurso científico e um discurso moral, projetando no indivíduo a responsabilidade pela sua preservação, por meio de uma alteração de comportamento. Na individualização da solução para os problemas advindos das assim designadas “alterações do homem sobre a natureza”, apaga-se a história, apaga-se o político, apaga-se a ação do Estado e as contradições inerentes ao atual jogo de forças políticas e econômicas.

https://doi.org/10.20396/rua.v20i0.8638247
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